Secções
Entrar

Portugal capta 1,5 mil milhões. Procura por dívida nacional aumenta

Negócios 28 de janeiro de 2026 às 12:00

A agência que gere a dívida pública conseguiu angariar todo o montante que pretendia. Apesar do custo não se ter alterado face às emissões comparáveis a procura aumentou.

Portugal emitiu esta quarta-feira 1,5 mil milhões euros, perfazendo o montante total que procurava em obrigações do Tesouro (OT) que vencem dentro de cinco e nove anos. O resultado da operação avançado pela Bloomberg indica que a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP registou maior procura nas duas linhas, embora o juro pago tenha ficado praticamente inalterado face ao das emissões comparáveis.
Pedro Cabeços, presidente do IGCP
No caso da linha que vence a 17 de outubro de 2031 foram angariados 600 milhões de euros, com uma "yield" de 2,572% e a procura ficou 2,74 vezes acima da oferta. No último leilão comparável, em julho do ano passado, o IGCP tinha captado mais do que agora, nos 650 milhões de euros, pagando um juro de 2,57%. No entanto, a procura tinha sido mais baixa, de 2,09 vezes superior à oferta. Já em obrigações que vencem a 15 de junho de 2035, a agência que gere a dívida pública colocou 900 milhões de euros, com um juro de 3,058%. A procura ficou 1,82 vezes acima da oferta. Esta emissão compara com a realizada em setembro do ano passado, quando o país emitiu 621 milhões de euros com uma taxa de juro nos 3,059%. A procura ficou 1,57 vezes acima da oferta. 
Este leilão aconteceu depois de, no início do mês, , na qual os investidores demonstraram um forte apetite por dívida pública portuguesa, levando a procura a recordes. Esta serviu para Portugal fechar logo uma fatia significativa do capital que vai precisar em 2026. As necessidades de financiamento líquidas deverão situar-se em, o que compara com os 10,8 mil milhões de 2025, segundo indica o programa de financiamento do IGCP. Angariados quatro mil milhões de euros Portugal captou um sexto das necessidades de financiamento brutas de obrigações do Tesouro para o ano, nos 24 mil milhões de euros.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima