Secções
Entrar

Novo Banco: Sérgio Monteiro deixa de liderar venda

08 de março de 2017 às 20:24

O ex-secretário de Estado está agora envolvido na operação como consultor externo

O ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro deixou de liderar a venda do Novo Banco, função para a qual tinha sido contratado em 2015, e está agora envolvido na operação como consultor externo, confirmou fonte do sector financeiro àLusa.

Em Novembro de 2015, o Banco de Portugal contratou Sérgio Monteiro, ex-secretário de Estado do Governo PSD/CDS de Passos Coelho, para liderar a venda do Novo Banco por 12 meses tendo como contrapartida um salário bruto superior a 20 mil euros. Já no final do ano passado o contrato foi prolongado e, segundo fonte do sector financeiro, terminou em Fevereiro passado.

O Banco de Portugal contratou então Sérgio Monteiro como consultor técnico da operação de venda do Novo Banco, posição que deverá manter até ser fechada a alienação. Quanto ao salário, não foi possível apurar o valor agora contratualizado, apenas que é inferior ao anterior.

O Novo Banco é o banco de transição que ficou com os activos menos problemáticos do Banco Espírito Santo (BES), alvo de uma intervenção das autoridades em 3 de Agosto de 2014, e que está em processo de venda, que o Governo acredita poder estar fechado "nas próximas semanas".

Depois de ter sido liderado pelo Banco de Portugal, o processo de venda do Novo Banco ganhou uma dimensão política e esteve nas últimas semanas mais na alçada do Governo, até porque a solução encontrada para a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star implica a manutenção de uma participação pública.

Segundo a imprensa, a solução passa por a Lone Star ficar com a maioria da instituição e o Fundo de Resolução (que actualmente tem a maioria do capital) ou outra entidade pública ficar com cerca de 25%.

O problema nas negociações foram os riscos que o balanço do Novo Banco incorpora e que podem vir a significar elevados prejuízos futuros, pelo que a solução desenhada visa a partilha de riscos entre privados e público.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela