Secções
Entrar

NOS lança primeiro smartphone 5G em Portugal e é da Huawei

01 de agosto de 2019 às 22:55

A quinta geração móvel chega ao país no próximo sábado através do Huawei Mate 20 X 5G e pertence à fabricante chinesa cujos produtos foram vetados pelos Estados Unidos.

A NOS vai lançar o primeiro 'smartphone' 5G (quinta geração móvel) em Portugal e é da Huawei, fabricante chinesa cujos produtos foram vetados pelos Estados Unidos, anunciou hoje a operadora de telecomunicações liderada por Miguel Almeida.

Este é o primeiro telemóvel 5G lançado em Portugal, numa altura em que ainda não se sabe como é que vai ser feita a atribuição das licenças desta tecnologia no mercado português, a qual vai permitir maior velocidade de transmissão de dados e maior conectividade entre objetos, entre outras características.

O lançamento será feito no sábado e o telemóvel inteligente escolhido foi o da Huawei, tecnológica que tem sido notícia pelas acusações de alegada espionagem por parte dos Estados Unidos, país que baniu os seus produtos.

Perante esta polémica, Bruxelas pediu aos Estados-membros que analisassem os riscos nacionais com o 5G, aguardando-se até final do ano medidas comuns que mitiguem eventuais ameaças.

Washington, que proibiu a Huawei de participar na implantação do 5G no país, está também a pressionar os aliados a tomarem medidas semelhantes.

Hoje, em comunicado, a NOS reitera a sua aposta na "inovação e pioneirismo", assumindo-se como "o primeiro operador a lançar um 'smartphone' preparado para o 5G no mercado nacional".

"O Huawei Mate 20 X 5G é o primeiro terminal comercial preparado para a quinta geração de comunicações móveis no nosso país e chega aos portugueses, através da NOS, no próximo sábado", refere a operadora de telecomunicações.

Em 18 de julho último, num encontro com responsáveis da Huawei Portugal em Lisboa, o diretor de consumo da tecnológica chinesa no mercado português, Tiago Flores, tinha avançado que Portugal iria ter um telemóvel 5G da marca antes de a tecnologia ser implementada no país.

Sobre a polémica que envolve a Huawei, o presidente da NOS, em 08 de março último, tinha afirmado que uma eventual decisão da Europa no sentido de não permitir o desenvolvimento do 5G com base nas redes da tecnológica chinesa levaria a um "atraso de pelo menos dois anos" nesta matéria.

Sobre as acusações dos Estados Unidos, o gestor disse na altura tratar-se de "especulações na base de a empresa ser chinesa e de um país chinês", sublinhando que até ao momento a NOS não tinha "nenhuma evidência de problemas de segurança com a Huawei".

O 'smartphone' funciona na rede 4G e estará disponível 'online' e nas lojas da NOS a partir de 03 de agosto.

A Europa é o maior mercado da Huawei fora da China: de um total de 50 licenças que a empresa detém para o 5G, 28 são para operadoras europeias.

"Recorde-se que Portugal está entre os Estados-membros da União Europeia a dar todos os passos para que o 5G seja disponibilizado, de forma comercial, em pelo menos uma cidade até ao próximo ano e para que haja uma cobertura mais abrangente até 2025", salienta a NOS.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela