Secções
Entrar

Medidas do Governo são uma "perseguição ao Alojamento Local"

Débora Calheiros Lourenço 17 de fevereiro de 2023 às 17:24

O presidente da ALEP, Eduardo Miranda revela que nunca houve "qualquer tipo de falha de comunicação" entre a associação e o Governo pelo que foi "surpreendido com todas estas medidas gravíssimas sem nunca ter sido ouvido sobre as mesmas por um representante do Governo".

A Direção da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) admite não entender a "perseguição do Governo ao Alojamento Local". As declarações fazem parte do comunicado enviado pela associação às redações após o Governo ter anunciado as novas medidas de combate à crise na habitação.

D.R.

António Costa anunciou na quinta-feira que as emissões de novas licenças de alojamento local estão proibidas, com exceção de algumas zonas do Interior, e que as licenças já existentes serão reavaliadas em 2030. A ALEP considera que esta é uma forma de o Governo "acabar com o Alojamento Local" e que através destas medidas apenas "adiou o seu fim para 2030".

A Associação reforça ainda que tanto "o fim dos atuais registos em 2030" como "as reavaliações de cinco em cinco anos" e a "aplicação de uma taxa extraordinária" vão originar "uma enorme incerteza perante o investimento privado" e "torná-lo inviável". Especialmente tendo em conta, sublinham, que cinco anos não permitem "o retorno do investimento e afastarão operadores".

O presidente da ALEP, Eduardo Miranda, revela que nunca houve "qualquer tipo de falha de comunicação" entre a associação e o Executivo de António Costa pelo que foi "surpreendido com todas estas medidas gravíssimas sem nunca ter sido ouvido sobre as mesmas por um representante do Governo".

A ALEP reforça ainda que este é "um setor que contribui com mais de 40% do alojamento do turismo nacional" pelo que merece um tratamento diferente e não ser usado como "bode expiatório".

A associação refere que "quando em Portugal existem 723.000 imóveis vazios, não serão, com toda a certeza os 100.000 alojamentos do AL, na sua grande maioria fora dos centros urbanos, que prejudicam a habitação".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela