Secções
Entrar

ISP dá 9,7 milhões de euros por dia ao Estado

SÁBADO 27 de março de 2022 às 11:06

Em dois meses as Finanças arrecadaram 578,3 milhões de euros. Descida da carga fiscal sobre combustíveis e eletricidade deve demorar.

A fórmula de cálculo pode mudar, tal como vai acontecer esta segunda-feira, para amortecer a brutal subida de 18 cêntimos no gasóleo (ficará nos 16,4 cêntimos, com a gasolina a subir seis cêntimos, sem qualquer efeito nos impostos), mas o ISP continua a ser uma ‘mina de ouro’ para os cofres públicos. Desde o início do ano, e somando apenas os meses de janeiro e fevereiro, por cada dia que passou, o ISP deu aos cofres do Estado mais de 9,7 milhões de euros. Ao todo foram 578,3 milhões como revelou a Direção-Geral do Orçamento na última execução orçamental. A subida da receita (+16,7%) deve-se ao aumento das cotações do barril de petróleo, que já se encontravam em alta antes da guerra da Ucrânia, acelerando a subida de preços após a invasão russa.

Leia mais no Correio da Manhã.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela