Secções
Entrar

Interrupções de fornecimento valem coima de 425 mil euros à EDP Comercial

Jornal de Negócios 22 de junho de 2021 às 14:24

A EDP Comercial foi alvo de uma coima no valor de 850 mil euros por parte da ERSE. No entanto, o valor da coima foi reduzido para metade após a empresa ter colaborado e aceitado compensar os clientes lesados.

A EDP Comercial foi condenada ao pagamento de uma coima de 850 mil euros por parte da ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos devido a 97 contraordenações relacionadas com interrupções do fornecimento de energia elétrica e de gás natural a consumidores, indica esta terça-feira, em comunicado, o regulador.

No entanto, a empresa apresentou "uma proposta de transação, reconhecendo grande parte dos factos constantes da nota de ilicitude e a sua responsabilidade a título negligente, tendo-se disponibilizado para compensar os 49 clientes lesados que ainda não
tinham recebido qualquer compensação, no valor total de 4.315 euros".

Assim, a ERSE decidiu reduzir a coima para 425 mil euros já pagos pela empresa.

A EDP Comercial foi alvo de um processo de contraordenação na sequência de "denúncias e reclamações, reportando interrupções do fornecimento de energia elétrica e de gás natural a consumidores, fora dos casos excecionados ou permitidos por
lei", refere o regulador.

A investigação levou a que fossem apuradas 97 contraordenações que incluem a interrupção do fornecimento de energia elétrica e de gás natural "fora dos casos excecionados ou permitidos por lei" e o atraso no pagamento das compensações devidas aos clientes, entre outras infrações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela