Secções
Entrar

Google começa a emitir alertas sobre conteúdo sensível nas mensagens

Lusa 19 de agosto de 2025 às 11:03

A 'gigante' da tecnologia informou que a nova função impedirá imagens com nudez ao enviar ou receber mensagens, avisando os utilizadores antes de as abrir e desfocando a fotografia de forma automática.

A Google anunciou uma nova funcionalidade para a aplicação de mensagens do sistema operativo Android, que inclui alertas de conteúdo sensível e impede enviar ou receber imagens com nudez.
Google adiciona alertas de conteúdo sensível a app Android Mensagens AP Photo/Marcio Jose Sanchez, File
A 'gigante' da tecnologia informou que a nova função impedirá imagens com nudez ao enviar ou receber mensagens, avisando os utilizadores antes de as abrir e desfocando a fotografia de forma automática. A empresa refere que a análise é realizada inteiramente através do 'smartphone', pelo que não é necessário acesso do Google, sendo que o serviço também não envia dados, conteúdos ou resultados identificáveis para os servidores da tecnológica. Além desta funcionalidade, a aplicação integrou outras funções de segurança para combater burlas, como anúncios de emprego fraudulentos ou alertas sobre 'links' potencialmente perigosos. Apesar de alguns destes recursos terem começado a ser testados há meses, só agora é que estão a ser totalmente inseridos na versão final da aplicação, sendo que para os aceder é necessário ter a aplicação do Google mensagens como aplicação padrão no sistema operativo Android.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela