Secções
Entrar

Ford vai cortar 5.000 postos de trabalho na Alemanha com saídas voluntárias

15 de março de 2019 às 16:31

A Ford apresentou a todos os funcionários um programa para reformas antecipadas ou saídas voluntárias com indemnização. Não foram avançados planos para o encerramento de instalações.

O construtor automóvel norte-americano Ford anunciou hoje a supressão de mais de 5.000 postos de trabalho na Alemanha com saídas voluntárias, no quadro de um plano de reestruturação apresentado em janeiro.

A Ford indicou à AFP que apresentou a todos os funcionários um programa para reformas antecipadas ou saídas voluntárias com indemnização.

"Este anúncio surge no âmbito da reestruturação da Ford na Europa, que visa tornar a atividade rentável na Europa o mais depressa possível", indicou um porta-voz da Ford na Alemanha.

Não foram avançados planos para o encerramento de instalações em particular, sendo que 24.000 dos 53.000 funcionários da Ford na Europa estão na Alemanha.

Em França, a Ford está envolvida num braço-de-ferro com o Governo para encontrar uma solução para o encerramento anunciado pelo construtor da fábrica de Blanquefort, perto de Bordéus, que tem 800 trabalhadores.

A fatia de mercado do grupo norte-americano na Europa caiu de cerca de 11% em 2006 para 6,4% em 2018.

A reestruturação em curso visa poupar 25,5 mil milhões de dólares até 2022, o que passa pelo fim da produção de determinados modelos na América do Norte e pelo encerramento de instalações com supressão de empregos na Europa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela