Secções
Entrar

Fisco recebeu mais de meio milhão de declarações de IRC

Jornal de Negócios 20 de julho de 2021 às 20:17

Terminado o prazo de entrega da modelo 22, chegaram à AT mais de 555 mil declarações de rendimentos enviadas pelas empresas e relativas à atividade de 2020. Prazo para entrega da IES prossegue até 30 de julho.

A Autoridade Tributária e Aduaneira recebeu até às 01:25 horas desta terça-feira um total de 555.613 declarações de IRC. O número compara com 556.250 recebidas no ano passado. Ontem, recorde-se, foi o último dia estipulado pelo Executivo para que pudesse ser entregues as declarações de modelo 22, relativas aos rendimentos empresariais auferidos em 2020. 

As estatísticas de 2019, divulgadas pelo Fisco, mostram que foram recolhidas, no ano passado, 510.158 modelo 22. Este número, contudo, não é comparável com este primeiro apanhado, feito no último dia do prazo de entrega, o qual pode incluir todo o tipo de declarações relacionadas, nomeadamente substituições. 

Os contabilistas tinham vindo a pedir uma prorrogação do prazo de entrega do IRC, mas o Governo recusou, alegando que faltariam muito poucas declarações. Já a Informação Empresarial Simplificada continua dentro do prazo, que apenas termina a 30 de julho. Até às mesmas 01:25 horas de ontem, haviam sido submetidas 327.058 declarações da IES, o que equivale a cerca de 53% do total das que foram entregues no ano passado. Ou seja, uma parcela significativa continuará ainda por entregar.

Também aqui os contabilistas têm pressionado, no sentido de ser alargado o prazo de entrega, mas o Governo têm-se mantido inflexível.  No ano passado a IES pôde ser entregue até 15 de setembro, mas desta vez o Executivo recusou a prorrogação. A informação contida na IES, recorde-se, é também enviada para o INE e para o Banco de Portugal, para tratamento estatístico. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela