Secções
Entrar

Faro vai receber no sábado o primeiro voo proveniente de Nova Iorque

Lusa 15 de maio de 2025 às 18:22

A primeira ligação direta entre Newark e o aeroporto Gago Coutinho, em Faro, vai ser operada pela companhia norte-americana United Airlines e assegura o início de "uma nova rota transatlântica".

O aeroporto de Faro vai receber no sábado o primeiro voo direto proveniente de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que representa um "passo estratégico" na ligação a um mercado em crescimento, considerou esta quinta-feira o Turismo do Algarve.

A primeira ligação direta entre Newark e o aeroporto Gago Coutinho, em Faro, vai ser operada pela companhia norte-americana United Airlines e assegura o início de "uma nova rota transatlântica", que liga o Algarve a um dos "mercados internacionais com maior potencial de crescimento na região", destacou aquela entidade em comunicado.

O Turismo do Algarve sublinhou que os Estados Unidos "são já o sétimo mercado externo mais relevante para o Algarve" e os turistas provenientes deste país têm vindo a crescer de forma "sustentada" desde a pandemia de covid-19, que paralisou a aviação comercial em 2020.

"No ano passado, embora ainda sem ligações diretas, os turistas norte-americanos ultrapassaram as 500.000 dormidas na região, alcançaram um crescimento de 13% face a 2023. O número de hóspedes também teve uma evolução positiva, alcançando quase os 200 mil visitantes -- um aumento de 10,5% comparativamente ao ano anterior", quantificou o Turismo do Algarve.

O organismo regional considerou que esta rota e o aumento do número de visitantes da América do Norte são o fruto do trabalho "estruturado" do Turismo do Algarve e de "diversos parceiros institucionais" para a "promoção externa" da região realizado junto dos mercados dos Estados Unidos e Canadá desde o início de 2024.

"Este ano foram já realizadas cerca de uma dezena de ações especificamente dirigidas ao mercado norte-americano, com o objetivo de reforçar a notoriedade e a atratividade do Algarve, estimular a procura pelo destino e fomentar a sustentabilidade das atuais e outras futuras ligações aéreas entre os Estados Unidos e o Algarve", exemplificou.

O Turismo do Algarve adiantou que, "pela sua dimensão, perfil de viajantes e elevado potencial de crescimento", o mercado norte-americano vai continuar a ter mais ações de promoção, no âmbito de "uma estratégia alinhada com a ambição do Algarve enquanto destino turístico global".

"Queremos posicionar o Algarve como uma referência no imaginário dos viajantes que procuram um destino europeu com identidade própria, autenticidade e uma oferta qualificada", indicou.

A abertura da nova rota será assinalada, no sábado, com uma cerimónia de comemoração da nova rota, que se realiza no aeroporto de Faro, pelas 8h30, anunciou a ANA -- Aeroportos de Portugal, empresa que gere as infraestruturas portuárias em Portugal.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela