Secções
Entrar

Exportações de derivados de carne descem 28% em 2018

17 de setembro de 2019 às 15:34

"Neste último ano as exportações caíram até aos 74 milhões de euros", enquanto as importações se mantiveram nos 175 milhões, informa novo estudo.

As exportações de derivados de carne ascenderam a 74 milhões de euros em 2018, menos 28,2% face ao ano anterior, de acordo com um estudo da Informa D&B hoje divulgado.

"Neste último ano as exportações caíram até aos 74 milhões de euros, menos 28,2% do que em 2017, enquanto as importações mantiveram-se nos 175 milhões", indica o estudo Setores Portugal "Derivados de Carne", da Informa D&B, hoje divulgado.

No total, o défice da balança comercial agravou-se para 100 milhões de euros em 2018, depois dos 72 milhões de euros registados em 2017.

De acordo com o mesmo estudo da Informa D&B, o valor da produção no setor de derivados de carne fixou-se em 960 milhões de euros no ano passado, o equivalente a uma queda de 1,5% face a 2017.

A mesma fonte indica que Angola é o mercado externo mais importante para as empresas portuguesas, com uma quota de cerca de 47% do valor das exportações totais, seguindo-se Espanha, com uma quota de 14% nos onze primeiros meses de 2018, abaixo dos 26% registados em 2017.

A mesma fonte indica que o número de empresas no setor de derivados de carne desceu para 477 em 2017, menos 2,1% que no ano anterior, enquanto o volume de emprego estagnou em 2017 (-0,2%), fixando-se em cerca de 6.850 trabalhadores, depois do crescimento registado em 2015 e 2016.

"Predominam os operadores de pequena dimensão, em que 76% do total empregam menos de 10 pessoas e só cerca de 30 empresas tem um quadro de pessoal de mais de 50 trabalhadores", indica a Informa D&B.

Em termos geográficos, existe uma "notável concentração da oferta nas zonas Norte e Centro do país, as quais reuniam 39% e 26% do total de empresas, respetivamente, em 2016", seguindo-se a zona do Alentejo, com 20% dos fabricantes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela