Secções
Entrar

Dívida pública colocada por Angola cai 37% numa semana

22 de maio de 2017 às 14:33

A dívida desceu para 30 mil milhões de kwanzas (162,7 milhões de euros), permanecendo os juros a pagar inalterados nas várias maturidades

A dívida pública colocada por Angola desceu mais de 37% na última semana, para 30 mil milhões de kwanzas (162,7 milhões de euros), permanecendo os juros a pagar inalterados nas várias maturidades.

Segundo dados compilados hoje pela Lusa, com base no relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial do BNA, o banco central angolano colocou no mercado primário, entre 15 e 19 de maio, a 14.ª emissão semanal de dívida pública de 2017, um total de 25,7 mil milhões de kwanzas (139,3 milhões de euros) em Bilhetes do Tesouro (BT) e 2,7 mil milhões de kwanzas (14,6 milhões de euros) em diferentes Obrigações do Tesouro indexadas à Taxa de Câmbio (OT-TXC).

As taxas de juro médias pela emissão de BT pelo BNA, em representação do Estado angolano, oscilaram entre os 16,15% na maturidade a 91 dias e os 23,90% no prazo de 364 dias, praticamente inalteradas desde Março, enquanto as OT-TXC emitidas vão pagar uma taxa de juro nominal de 7,00% ao ano na maturidade de três anos.

No segmento de venda directa de Títulos do Tesouro ao público em geral, foram ainda colocados, na última semana, 1,7 mil milhões de kwanzas (9,2 milhões de euros) em dívida pública.

Desde o início da emissão de dívida em 2017, que só arrancou na segunda quinzena de Fevereiro, Angola já colocou 623,7 mil milhões de kwanzas (mais de 3.380 milhões de euros) em bilhetes e obrigações do Tesouro.

Angola vive desde finais de 2014 uma crise financeira e económica e no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2017 as receitas fiscais só deverão cobrir 49,6% das necessidades totais, acrescido das receitas patrimoniais, com 6,7%, de acordo com o mesmo documento.

As receitas provenientes do endividamento público deverão atingir um peso de 43,6% do valor global inscrito no Orçamento, chegando a 3,224 biliões de kwanzas (18,2 mil milhões de euros).

Além de contrair nova despesa pública, no mercado interno e externo, o OGE de 2017 prevê 2,338 biliões de kwanzas (12,8 mil milhões de euros) para o serviço da dívida este ano.

Nas contas do Governo, está inscrito um défice orçamental de 5,8% do Produto Interno Bruto em 2017, no valor de 1,139 biliões de kwanzas (6,4 mil milhões de euros).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela