Secções
Entrar

Comissão Europeia diz apreciar o esforço de Portugal

06 de julho de 2016 às 10:09

O comissário europeu responsável pelo Euro afirmou hoje "apreço pelos esforços" feitos por Portugal e Espanha a nível de reforma e de ajustamento, no âmbito do Pacto de Estabilidade e Crescimento

Numa audição no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, Valdis Dombrovskis, afirmou "o apreço" pelo que Portugal e Espanha "fizeram em termos de reformas estruturais e ajustamento orçamental", numa referência à decisão sobre eventuais sanções aos dois países devido à violação das metas do défice.

Aos eurodeputados da comissão parlamentar de Assuntos Económicos e Monetários, o mesmo responsável indicou que os "esforços de reforma e de ajustamentos serão contemplados aquando das decisões da aplicação do PEC".

Um dia depois do novo adiamento da decisão de aplicar eventuais sanções e do anúncio de que tal acontecerá "em breve", Dombrovskis lembrou esta manhã a existência de Estados-membros com défices excessivos e que "terão de continuar a ser ajustados".

"Em relação à aplicação do PEC, é claro que aplicamos este pacto de uma forma inteligente, tendo em conta as reformas e os esforços de ajustamento orçamental feitos até agora", disse o comissário europeu, acrescentando o "apreço" pelas acções feitas pelos países da Península Ibérica.

O vice-presidente do executivo comunitário recordou ainda não poder comentar "decisões da comissão antes de serem concretizadas", mas indicou que os "esforços de reforma e de ajustamentos serão contemplados aquando das decisões da aplicação do PEC".

Na terça-feira, fontes comunitárias admitiram que a Comissão Europeia deverá "provavelmente" decidir na quinta-feira sobre a aplicação de sanções, ou não, a Portugal e a Espanha, por violação das regras do défice.

A data foi avançada depois da reunião do colégio de comissários, em Estrasburgo (França), e após o responsável pelos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, ter adiantado que as decisões sobre os Procedimentos por Défice Excessivo (PDE) iriam acontecer "muito em breve".

Aquele responsável sublinhou que o executivo que integra tem actuado sempre "no quadro das regras do Pacto" de Estabilidade e Crescimento, "que devem ser respeitadas, e essa é a função da Comissão, (pois) é uma questão de credibilidade".

"Mas estas regras são também inteligentes e a sua aplicação também deve ser feita de uma forma inteligente, e será nesse espírito que tomaremos decisões muito em breve", concluiu.

Nesta declaração aos jornalistas, Moscovici reforçou a ideia deixada horas antes, numa entrevista à emissora francesa Radio Classique, na qual afirmara que eventuais sanções a Portugal e Espanha por défice excessivo em 2015 terão que ser aplicadas "com inteligência", "sem vontade punitiva" e considerando "a situação económica desses países".

Desde Maio que a Comissão tem insistido que uma decisão sobre os PDE de Portugal e Espanha seria tomada no "início de Julho", sem se comprometer com um dia específico.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela