Secções
Entrar

Chama-se BEN, é português e elétrico. E já pode andar nas estradas europeias

Negócios 18 de dezembro de 2025 às 16:23

Projeto desenvolvido no CEiiA recebeu a homologação da União Europeia, permitindo a passagem à fase de produção. Modelo que encaixa na iniciativa de “carros pequenos e acessíveis” poderá custar cerca de 8 mil euros.

O BEN já pode andar nas estradas europeias. O “e-car” português, desenvolvido no CEiiA, obteve o certificado de homologação da União Europeia após um longo e exigente processo realizado no IDIADA, podendo agora acelerar para a fase de produção, por enquanto limitada a 200 unidades por ano. Fabrico deste veículo de baixo custo poderá multiplicar-se até ao final da década.
BEN CEiiA
“A primeira fase de desenvolvimento do BEN termina agora com o certificado de homologação [obtido no IDIADA, em Espanha] que permite a produção de uma primeira série de ‘e-cars’ na BEN Garagem do CEiiA, em Matosinhos”, refere o CEiiA em comunicado. A fase seguinte “passa pela construção de lotes de edições limitadas do 'e-car', customizadas a várias aplicações previstas”, diz o centro de desenvolvimento, notando que “este período implica também uma evolução no produto e na unidade ‘pilot plant’ BEN com capacidade para produção de 200 unidades por ano”. “Criámos o BEN como resposta da Europa a um novo modelo social inclusivo que passa por ‘e-cars’ mais acessíveis, pequenos e sustentáveis”, refere Helena Silva, administradora e CTO do CEiiA. Resultado da Be.Neutral, uma Agenda Mobilizadora e Verde para a Inovação Empresarial do PRR, liderada pela Nos e que envolve 40 entidades, o BEN está “alinhado com a iniciativa ‘Carros Pequenos e Acessíveis’ lançada pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen com o objetivo de criar um carro do futuro europeu”, acrescenta a administradora. A CEiiA prevê “iniciar a produção em larga escala em 2026 em vários sites de produção em Portugal e na Europa, estando em curso processos de negociação para que em 2030 se esteja a produzir de forma descentralizada 20.000 unidades por ano” deste veículo que terá “um preço a partir dos 8.000 euros”.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela