Secções
Entrar

CGTP exige aumentos salariais de 4% no próximo ano

07 de setembro de 2017 às 21:47

As reivindicações para 2018 da intersindical foram apresentadas em conferência de imprensa pelo secretário-geral, Arménio Carlos

A CGTP exigiu hoje aumentos salariais de pelo menos 4% para o próximo ano e um acréscimo salarial não inferior a 40 euros por mês para todos os trabalhadores.

As reivindicações para 2018 da intersindical foram apresentadas em conferência de imprensa pelo secretário-geral, Arménio Carlos, após reunião do conselho nacional da CGTP.

Arménio Carlos considerou que "a meio do mandato do Governo, este é o momento de se ir mais longe" e sublinhou que a CGTP não está a avançar "de forma leviana" com uma proposta salarial de 4%.

"Quando estamos a avançar com uma proposta de 4%, não estamos a fazê-lo de forma leviana", afirmou Arménio Carlos, justificando a decisão da CGTP com a evolução positiva da economia e com a reposição do poder de compra perdido nos últimos anos.

Arménio Carlos disse ainda que a CGTP exige a garantia de que o sábado e o domingo, em geral, sejam dois dias de descanso consecutivo, admitindo que há sectores em que os sistemas têm de ser rotativos, como nos transportes.

"Verificámos que a pressão é muito grande por parte de algumas entidades patronais de continuarem a reduzir a retribuição dos trabalhadores pela via de alterações aos horários de trabalho e ao descanso semanal", acrescentou o líder da intersindical, numa referência à situação na Autoeuropa.

A CGTP voltou ainda a insistir no aumento do salário mínimo para 600 euros em Janeiro de 2018, bem como na actualização dos salários dos funcionários públicos e descongelamento de carreiras no próximo ano.

O alargamento dos escalões do IRS e alterações às normas do Código do Trabalho "que fragilizaram a contratação colectiva" são outras das reivindicações da intersindical que volta a propor o horário das 35 horas semanais para todos os trabalhadores e 25 dias úteis de férias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela