Secções
Entrar

CDS apela a que Governo torne negócio público

29 de março de 2017 às 18:45

"Assim que o Governo torne públicos os contornos do que combinou, o CDS tomará uma posição", disse a vice-presidente do partido Cecília Meireles

A vice-presidente do CDS Cecília Meireles pediu esta quarta-feira ao Governo que publicite o negócio de privatização do Novo Banco que está em curso, para o partido se poder pronunciar sobre o mesmo.

"É fundamental neste processo que o Governo torne público o mais depressa possível aquilo que tem negociado, o que está acordado e aquilo que quer assinar. Assim que o Governo torne públicos os contornos do que combinou, o CDS tomará uma posição", afirmou a deputada, em declarações aos jornalistas no parlamento.

O primeiro-ministro, António Costa, revelou que o Governo, que já reuniu com diversos partidos políticos, tem a expectativa de concluir a venda do Novo Banco até ao final desta semana. "Continuarmos desta forma - aquilo que temos são notícias e factos não confirmados -, do meu ponto de vista, contribui apenas para criar especulação. É o que temos tido. Não serve o acordo, o País, os contribuintes, ninguém a não ser os partidos que apoiam o Governo. De manhã são oposição, à tarde já apoiam o Governo", lamentou a deputada centrista.

A comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, admitiu segunda-feira a possibilidade de o Estado português manter 25% do capital do Novo Banco, mas apontou que então deverá assumir outros compromissos, escusando-se a especificar quais.

Reiterando que o Governo dispõe de uma maioria parlamentar que o apoia, Cecília Meireles acrescentou ainda que os dados conhecidos até ao momento, ou seja, algumas informações sobre o alegado negócio entre o executivo e o fundo de investimentos norte-americano Lone Star não cumprem "o princípio norteador" estabelecido pelo CDS-PP para apoiar a futura privatização: "que seja uma solução sem custos ou com o mínimo custo para os contribuintes".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela