Secções
Entrar

Belmiro de Azevedo: Os elogios da CMVM ao empresário que "acreditou na bolsa"

29 de novembro de 2017 às 19:21

Gabriela Figueiredo Dias diz que "Portugal perdeu um dos seus grandes impulsionadores".

A presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Gabriela Figueiredo Dias, recordou Belmiro de Azevedo como um empresário que "acreditou na bolsa", tendo "visão e estratégia".

"Hoje, o País perdeu um dos seus grandes impulsionadores, Belmiro de Azevedo - o 'Senhor Sonae', empresário que em 1987 acreditou na bolsa, realizando aí sete ofertas públicas de venda simultâneas, relançando um mercado, nessa altura, quase incipiente. Teve visão e estratégia.", disse em nota enviada àLusa.

Para a presidente da CMVM, o mercado de capitais português deve-lhe o facto de "ter colocado as suas grandes empresas em bolsa. Foi assim em 1987, foi assim em 2000 e foi assim quando se manteve firme no mercado ao longo dos últimos anos".

"A CMVM reconhece o contributo relevante do engenheiro Belmiro de Azevedo para a dinamização da economia, o respeito pelo mercado, pelos investidores e pelos seus trabalhadores. Sentiremos a sua falta. Hoje o mercado de capitais ficou mais pobre", concluiu Gabriela Figueiredo Dias.

O empresário Belmiro de Azevedo morreu esta quarta-feira aos 79 anos, depois de décadas ligado à Sonae, onde chegou há mais de 50 anos e que transformou num império com negócios em várias áreas e extensa actividade internacional.

Sem tolerância para a incompetência ("não aceito, nem por um nonagésimo de segundo, que alguém menos competente mande em mim - só na tropa, por obrigação, e na vida civil por decisão de órgãos de soberania", disse citado numa biografia) e com afamada dedicação ao trabalho e a um estilo de vida "frugal", Belmiro de Azevedo deixa três filhos, Nuno, Paulo e Cláudia, também relacionados com a Sonae, grupo de cuja presidência saiu formalmente em 30 de abril de 2015.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela