Secções
Entrar

Assédio laboral é utilizado como “ferramenta de gestão” em Portugal

SÁBADO 20 de novembro de 2025 às 14:08

Rigidez nas leis de despedimento e fatores culturais agravam o problema do assédio laboral no país. Nuno Cerejeira Namora defende que o combate eficaz exige medidas como a inversão do ónus da prova.

O assédio laboral é um problema grave em Portugal. Estima-se que tenha impacto em mais de 20% dos trabalhadores. Além de razões culturais, Nuno Cerejeira Namora, sócio fundador da Cerejeira Namora, Marinho Falcão, diz ao Negócios que a dificuldade de despedir no país é uma das grandes causas por trás deste “flagelo”. Lembra que o assédio toma várias formas e que é difícil de provar. Por isso mesmo, defende a inversão do ónus da prova nestes casos, assim como outras medidas que preconiza no seu livro “Assédio Laboral: o combate”. O advogado nota que gostava de ver o assunto a ser discutido na negociação das alterações à lei laboral e sublinha que, apesar de já haver uma maior consciencialização para o tema, ainda há um grande caminho a percorrer. 
Nuno Cerejeira Namora aborda assédio laboral como ferramenta de gestão em Portugal Miguel Baltazar/Jornal de Negócios
Leia mais no site do
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela