Secções
Entrar

Air France só garante 85% do programa de voos de quinta-feira devido à greve

02 de maio de 2018 às 14:30

Estes dados foram calculados com base em informações dos trabalhadores que declararam antecipadamente que prevêem participar no protesto.

A direcção da companhia aérea francesa Air France prevê manter 85% do programa de voos de quinta-feira, 12.º dia de greve das paralisações convocadas em dois meses por uma dezena de sindicatos para pedirem maiores subidas salariais.

1 de 3
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA

A companhia precisou num comunicado que prevê manter 78% dos voos intercontinentais de longo curso (mais de três horas), mais de 80% dos voos de média distância com saída ou chegada no aeroporto de Charles de Gaulle, em Paris, e 80% dos voos domésticos.

Estes dados foram calculados com base em informações dos trabalhadores que declararam antecipadamente - como é sua obrigação - que prevêem participar na greve: 18,8% dos pilotos, 18% do pessoal de cabine e 10% do pessoal de terra.

A Air France não afasta anulamentos pontuais e possíveis atrasos de última hora nos trajectos assegurados.

Para depois, estão convocadas greves também em 4, 7 e 8 de Maio.

As greves de quinta-feira e sexta-feira vão coincidir com as dos trabalhadores da empresa ferroviária pública francesa (SNCF).

O presidente da Air France, Jean-Marc Janaillac, lançou uma consulta aos trabalhadores da empresa, convicto que as posições defendidas pelos sindicatos não são maioritárias entre os trabalhadores.

A consulta, que decorre de forma electrónica até às 18:00 em Paris de 4 de Maio, pergunta aos funcionários se são favoráveis à proposta da empresa de um aumento salarial de 2% este ano e de 5% nos três anos seguintes.

Janaillac indicou que apresentará a demissão se a proposta em consulta não for aceite pelos trabalhadores.

A Air France afirma que perdeu cerca de 300 milhões de euros com a série de greves que se têm realizado desde há mais de dois meses.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela