Secções
Entrar

Adidas vai vender os Yeezy de Kanye West e doar os lucros

Débora Calheiros Lourenço 12 de maio de 2023 às 09:00

A Adidas ainda detém 500 milhões de dólares em Yeezys e não tinha tomado uma decisão sobre o futuro do modelo desde que terminou a sua colaboração com o rapper, no final do ano passado.

A Adidas pretende vender ostockainda existente de Yeezy, feitos em colaboração com Kanye West, e doar os lucros a instituições de caridade.

REUTERS/Sarah Silbiger

A informação foi avançada pelo presidente executivo da empresa alemã, Bjorn Gulden, aos acionistas esta quinta-feira.

A Adidas cortou relações com Kanye West, que mudou o seu nome artístico para Ye, no final do ano passado depois de uma série de comentários antissemitas. O artista e a marca desenvolveram o modelo Yeezy desde 2013, que se tornou uma das mais bem-sucedidas e chegou a gerar cerca de 10% da receita anual da empresa.

Os comentários antissemitas acabaram por custar a Ye o seu contrato com a Adidas e a maior parte do seu império.

Desde fevereiro que tinha sido levantada a questão do que deveria ser feito aostockjá existente após o fim da colaboração, com a Adidas a admitir que enfrentaria grandes perdas se não o conseguisse vender. As opções passavam por alterar o nome do modelo, liquidá-los, doá-los ou mesmo destruir os sapatos.

Esta quinta-feira, na reunião anual de acionistas, Bjorn Gulden defendeu que "queimar os ténis não é a solução" e partilhou que a Adidas consultou várias organizações não-governamentais antes de chegar a uma conclusão.

A solução encontrada foi vender os ténis e doar os lucros a organizações: "O que estamos a tentar fazer ao longo do tempo é vender partes desses produtos e depois doar a organizações que nos ajudam e que também foram prejudicadas pelas declarações de Kanye".

A Adidas ainda detém 500 milhões de dólares em Yeezys.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela