Secções
Entrar

Ações do Benfica sobem mais de 4%. Perda em bolsa desde detenção de Vieira encolhe para 1,8 milhões

Jornal de Negócios 12 de julho de 2021 às 20:16

Os investidores terão aproveitado "os saldos" depois de as ações do Benfica terem afundado quase 9% na sema passada. Hoje foram negociadas 500% mais de ações do que a média dos últimos nove meses.

As ações do Sport Lisboa e Benfica SAD valorizaram 4,17% para os 3,00 euros por ação, num dia em que se registou uma "corrida" muito superior ao que é normal aos títulos dos encarnados, com os investidores a aproveitarem as fortes quedas sentidas na semana passada.

Assim sendo, a perda líquida em bolsa do clube da Luz caiu para os 1,8 milhões de euros, depois de ter chegado a ser de quase 7 milhões desde as notícias que davam conta das buscas e posterior detenção de Luís Filipe Vieira, presidente do clube que está em prisão domiciliária, sem pulseira eletrónica, até pagar uma caução de 3 milhões de euros. 

Na sessão de hoje foram negociadas 19.643 ações do Benfica, o que representa uma subida de 500% face à média dos últimos nove meses - fixada nas 3.2744 ações. Só nesta segunda-feira trocaram mais títulos de mãos do que na soma de todos os dias da semana passada.

No início do dia, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu a negociação das ações do Benfica, devido a possíveis transações que não foram comunicadas e que darão a José António dos Santos, o empresário conhecido como "rei dos frangos" uma participação de 20% no capital da SAD e não apenas 16%.

Mas, passadas duas horas, esta suspensão foi levantada pelo supervisor "na sequência da informação incorporada no mercado". Ao Negócios, fonte da CMVM detalhou que a suspensão foi determinada uma vez que o supervisor ia emitir um comunicado, no qual elencava as suspeitas e diligências tomadas, e que, passado um período temporal considerado suficiente, optou por levantar a suspensão.

Ao contrário do que ocorre com a negociação das ações dos outros dois clubes portugueses em bolsa, o FC Porto e o Sporting CP, as ações do Benfica são transacionadas em mercado contínuo na Euronext Lisboa (entre as 8h e as 16h30). Já os títulos dos "leões" e dos "dragões" negoceiam por chamada, em dois momentos do dia (às 10h30 e às 15h30).

O valor máximo alcançado pela SAD em termos de valor de mercado foi observado em janeiro de 2020, quando superou os 109 milhões de euros. Em dezembro de 2012 o valor em bolsa registou um mínimo histórico de apenas 5,5 milhões de euros. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela