Sábado – Pense por si

Rui Miguel Tovar
Rui Miguel Tovar Jornalista
24 de junho de 2016 às 11:34

O Cantinho do Tovar: 2004, o segundo Panenka de Postiga

Panenka. Quem não se lembra dele? Na final do Euro-1976, o checoslovaco tem o penálti da vitória nos pés. À sua frente, o imperial Sepp Maier. E então? Panenka avança com confiança e bate com suavidade

Panenka. Quem não se lembra dele? Na final do Euro-1976, o checoslovaco tem o penálti da vitória nos pés. À sua frente, o imperial Sepp Maier. E então? Panenka avança com confiança e bate com suavidade. A bola viaja os 11 metros envolta num suspense hitchcockiano. Faz um mini-balão e entra no meio da baliza. Maier, esse, atirara-se para o seu lado direito. Está feito, a Checoslováquia é a nova campeã europeia à conta de um lance com patente registada: penálti à Panenka.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.