Sábado – Pense por si

Atletas australianos alertados para o vírus Zika

27 de janeiro de 2016 às 11:02
As mais lidas

Desportistas foram aconselhados a tomar precauções durante os Jogos Olímpicos deste ano

Os atletas olímpicos da Austrália foram esta quarta-feira alertados para os riscos do vírus Zika e aconselhados a tomar precauções durante os Jogos Olímpicos deste ano, no Brasil, com as autoridades a desencorajarem as grávidas a viajar para o Rio de Janeiro.

Os alertas da Austrália, bem como de governos de outros países, surgiram após o surto de bebés com microcefalia, em que as crianças nascem com cabeças demasiado pequenas, registado no Brasil.

As infecções com Zika em grávidas foram relacionadas com 3.893 casos de bebés com microcefalia no Brasil, desde Outubro passado. Antes deste surto, a média anual no país era de 160 casos.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.