Secções
Entrar

Três anos de Bruno de Carvalho

23 de março de 2016 às 11:25

Os momentos altos e baixos do presidente do Sporting. Bruno de Carvalho completa hoje três anos à frente do clube de Alvalade

Bruno de Carvalho completa três anos de mandato, ao fim dos quais melhorou, inequivocamente, o Sporting nos planos financeiro e desportivo, mas fê-lo afrontando e atacando quase tudo e todos, colocando o clube numa posição de vulnerabilidade.

Quando o presidente do Sporting foi eleito há três anos, muitos prognosticaram o fecho de portas do clube, em função do perfil de Bruno de Carvalho, mas, três anos volvidos, o Sporting conseguiu tornar-se um clube mais estável financeiramente e, no plano desportivo, conquistou uma Taça de Portugal e uma Supertaça oito anos volvidos e está na luta pelo título a sete jornadas do fim do campeonato, que não conquista há 14 anos, depois de um segundo e um terceiro lugares nas épocas precedentes.

No plano financeiro, Bruno de Carvalho conseguiu concretizar uma reestruturação financeira negociada com a Banca em condições unanimemente consideradas favoráveis aos interesses do Sporting e levou por diante uma reorganização interna profunda, que permitiu uma diminuição de custos muito significativa.

Ainda no mesmo plano, o Sporting passou a alcançar resultados financeiros positivos nos seus balanços semestrais e anuais e reduziu o orçamento do futebol para cerca de metade dos que tinha nos mandatos de José Eduardo Bettencourt e Godinho Lopes, com melhores resultados desportivos.

Por outro lado, a direcção liderada por Bruno de Carvalho protagonizou uma série de iniciativas e propostas junto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Federação com o objectivo de ajustar a legislação e a regulamentação à realidade actual e modernizar o sistema vigente.

No plano futebolístico, Bruno de Carvalho teve o mérito de escolher treinadores competentes que ajudaram a aumentar a competitividade da equipa, como foram os casos de Leonardo Jardim, com o qual o Sporting alcançou o segundo lugar, e Marco Silva, que conduziu o clube à reconquista da Taça de Portugal oito anos depois e com quem entrou em 'rota de colisão', pondo em risco a carreira desportiva da equipa.

No entanto, a grande 'cartada' de Bruno de Carvalho foi a contratação no final da época transacta de Jorge Jesus ao rival Benfica, depois de este ter conduzido o clube da Luz à conquista de três títulos nos últimos seis anos, 'roubando' a hegemonia ao FC Porto.

Se Bruno de Carvalho adoptara como estratégia, desde o início do seu mandato, uma postura de confrontação face aos poderes instituídos do futebol, à Liga e FPF, aos rivais, ao sector da arbitragem, aos fundos de investimento, com a contratação de Jorge Jesus o clima no futebol profissional atingiu um nível bélico insustentável, em particular com o Benfica.

A 'guerra santa' levada a cabo por Bruno de Carvalho tem exposto o Sporting e sido, em muitos aspectos, lesiva aos seus interesses pelos 'anticorpos' que gera em sectores com poder efectivo no futebol e pela antipatia que desperta na opinião pública desportiva em geral.

Acresce, ainda, que, na sua ânsia guerreira, Bruno de Carvalho nem a frente interna poupa, com a concretização dos processos aos antigos dirigentes do clube Godinho Lopes, José Eduardo Bettencourt, Luís Duque e Carlos Freitas, por alegada gestão danosa numa altura em que o Sporting está a disputar o título palmo a palmo com o Benfica e o FC Porto.

Enquanto o presidente do Benfica se resguarda num departamento de comunicação eficaz e com uma estratégia bem definida, Bruno de Carvalho desgasta-se e expõe o Sporting com entrevistas e intervenções públicas quase diárias e hostis, recorrendo, sobretudo, às redes sociais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela