Secções
Entrar

Sporting e Benfica empatam no dérbi feminino e mantêm distâncias

Lusa 21 de dezembro de 2025 às 20:14

A avançada brasileira Nycole Raysla, aos 21 minutos, colocou as 'encarnadas' na frente, mas a internacional portuguesa Telma Encarnação, de grande penalidade, aos 88, sentenciou o empate, que deixa Benfica com 20 pontos e Sporting com 15.

O Sporting e o líder Benfica empataram este domingo 1-1 no dérbi feminino disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, mantendo a distância de cinco pontos entre as equipas no topo do campeonato de futebol, à oitava ronda.
Dérbi feminino entre Sporting e Benfica termina empatado ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA
A avançada brasileira Nycole Raysla, aos 21 minutos, colocou as 'encarnadas' na frente, mas a internacional portuguesa Telma Encarnação, de grande penalidade, aos 88, sentenciou o empate, que deixa Benfica com 20 pontos e Sporting com 15. As 'leoas' dispuseram da primeira boa oportunidade, quando Daniela Arques fletiu para o centro e rematou em jeito, com a bola a passar muito perto, aos nove minutos, mas foi o Benfica a tomar conta da partida e a somar mais oportunidades para marcar. Lúcia Alves rematou contra o corpo da colega Nycole Raysla, aos 13 minutos, na pequena área, e Chandra Davidson foi mais forte no jogo aéreo e quase marcou, aos 17, o que viria a acontecer pouco depois, aos 21, por intermédio da avançada brasileira. Um grande cruzamento de Catarina Amado encontrou Nycole Raysla a cabecear sem oposição, numa vantagem que podia ter sido dilatada aos 28 minutos, por Chandra Davidson, e 34, por Caroline Moller, em ocasiões soberanas. O Sporting ficou muito tempo afastado do último terço e apenas perto do intervalo é que Telma Encarnação conseguiu aparecer no jogo, com um remate potente que obrigou Thaís Pina a aplicar-se, e o intervalo surgiu debaixo de protestos 'leoninos'. A árbitra Ana Afonso apitou para o final da primeira parte quando o Sporting estava a preparar-se para bater um pontapé de canto, o que causou irritação a jogadoras, banco e bancadas, mas o reatamento não trouxe mais incidentes para o encontro. Carla Armengol atirou ao lado e Telma Encarnação viu Thaís Pina fazer uma grande defesa a um remate com 'selo' de golo, mas Anna Wellmann também impediu as 'águias' de fechar o jogo, ao negar remates de Chandra Davidson e Caroline Moller. Catarina Amado rasteirou a recém-entrada Carolina Santiago no interior da área, o que ainda mereceu revisão no videoárbitro, mas Ana Afonso manteve a decisão de assinalar grande penalidade e Telma Encarnação resgatou o empate, perto do fim.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela