Secções
Entrar

Real Madrid foi o clube com mais receitas em 2017/18

24 de janeiro de 2019 às 10:39

Estudo anual coloca o Benfica em 30º, liderando as receitas em Portugal com 150,7 milhões de euros. Os 20 clubes de futebol com maiores ganhos geraram 8,3 mil milhões de euros em receitas.

O Real Madridfoi o clube de futebol com mais receitas na temporada 2017/18, tendo destronado o Manchester United da liderança, de acordo com um estudo publicado hoje pela Deloitte, no qual o Benfica manteve a 30.ª posição.

Segundo o estudo anual 'Football Money League', o clube da Luz segurou a posição para a qual tinha caído no 'exercício' transato, registando agora 150,7 ME em receitas, numa época em que teve o pior desempenho de sempre na Liga dos Campeões, perdendo os seis jogos na fase de grupos, e terminou no segundo lugar da I Liga portuguesa.

Desta forma, oBenfica, único representante português no 'top-30', recebeu menos 6,9 ME do que em 2016/17, quando conquistou o tetracampeonato e atingiu os 'oitavos' da principal prova europeia de clubes.

O 'ranking' é liderado pelo Real Madrid, que, ainda comCristiano Ronaldono clube, saltou para o primeiro lugar pela 12.ª vez em 22 edições deste estudo, tendo gerado 750,9 ME em receitas, na sequência da conquista da terceira Liga dos Campeões consecutiva e do Mundial de Clubes.

Após duas temporadas em que liderou o 'ranking', o Manchester United foi destronado pelo Real Madrid na última época, tendo os 'merengues' faturado 750,9 milhões de euros (ME), mais 76,3 ME do que me 2016/17, quando ficou na segunda posição.

De acordo com a Deloitte, o emblema madridista teve um crescimento de 18% na área comercial (356,2 ME) e ultrapassou o Bayern de Munique enquanto clube de futebol mais gerador de receitas naquela vertente financeira.

O segundo posto é ocupado por outro emblema espanhol, o FC Barcelona, vencedor da liga espanhola, que acumulou receitas de 690,4 ME, enquanto o Manchester United caiu da primeira posição para a terceira, apesar de ter tido uma queda de apenas 10 ME nas receitas (676,3 ME).

AS Roma, AC Milan e Newcastle foram os clubes que ascenderam ao 'top-20' no espaço de um ano, sendo que este 'ranking' é exclusivamente preenchido por clubes das cinco principais ligas europeias: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.

De resto, alargando o estudo ao 'top-30', Benfica, Zenit (Rússia) e Besiktas (Turquia) são os únicos representantes de campeonatos fora do chamado 'big five'.

Segundo a Deloitte, "as receitas de transmissão televisiva continuam a ser a maior fonte de receita individual, representando 43% da receita total combinada registada este ano pelo top-20 da Money League -- 8,3 mil milhões de euros."

No total, os 20 clubes de futebol com maiores ganhos do mundo geraram 8.300 ME de receitas na época de 2017/18.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela