Secções
Entrar

Pepe apresenta queixa à PSP após insulto racista. Famalicão nega

Débora Calheiros Lourenço 05 de maio de 2023 às 15:20

Em causa está a interação entre Santiago Colombatto e Pepe aos 87 minutos, durante a qual o jogador do Famalicão terá usado um termo que significa "macaco" para se dirigir ao internacional português.

No final da vitória do FC Porto sobre o Famalicão, que garantiu aos dragões a passagem à final da Taça de Portugal, Pepe garantiu que Colombatto o chamou de "mono", que em castelhano pode significar macaco.

O defesa central afirma ainda que o árbitro Manuel Mota não teve coragem de expulsar o jogador argentino.

O capitão do FC Porto já terá apresentado queixa à polícia, a notícia é avançada esta sexta-feira pelanewsletterDragões Diário, que refere que "o jogo também ficou marcado pelos insultos racistas dirigidos por Colombatto a Pepe (…) Para que a atitude de Colombatto não passe impune, o central apresentou queixa à Polícia de Segurança Pública imediatamente após o jogo".

Na flash interviewo internacional português esclareceu logo a confusão gerada entre os dois atletas ao minuto 87: "Triste isso acontecer entre atletas deste nível. Infelizmente, o árbitro não teve coragem, é mesmo assim, porque ouviu que ele chamou-me de 'mono'. Toda a gente sabe o que é. Eu não saí do campo por respeito às pessoas que vieram cá e que pagaram, às pessoas que estão em casa a ver jogo de futebol, que pagam a televisão e que fazem que o desporto seja bonito. Entre jogadores isso acontecer é lamentável, ainda mais na frente do árbitro. Ele ouviu. Ele estava tão atrapalhado que dizia que não foi 'mono', que foi 'monada'. Eu espero que o VAR escute".

"Eu sou capitão do FC Porto, capitão da Seleção, respeito esta profissão. Sou o que sou hoje por causa desse desporto e temos de dar exemplo, independentemente de ganhar e perder, temos de dar exemplo. Quando perdemos, é chato, mas não podemos humilhar o próximo. É inadmissível no dia de hoje, num campo de futebol onde há muitas câmaras, onde há o árbitro, que estava ali e ouviu… não teve coragem de parar o jogo e de dar repreensão. Se o árbitro não tem coragem, quem vai ter? Espero que as pessoas olhem para isso e tomem decisão. É inadmissível acontecer hoje num campo de futebol, onde há crianças. Disse-lhe que estava dececionado com ele. Não o cumprimentei por causa disso. Não merece. Tinha autoridade e provas para mudar uma história negra e não teve coragem. É inadmissível", continuou o jogador de 40 anos.

Santiago Colombatto, jogador de 26 anos, já reagiu à polémica através do seu Instagram. Para isso utilizou uma citação do treinador Marcelo Bielsa em 2015, quando liderava o Marselha: "Mesmo que vos pareça impossível, não reclamem de nada, engulam o veneno. Aceitem a injustiça que tudo se equilibra no final".

O caso foi também comentado por ambos os treinadores, João Pedro Sousa, treinador do Famalicão defendeu o seu jogador garantindo que tudo não se passava de uma mentira: "Sejam jogadores, treinadores, dirigentes ou a polícia, quem disse que o Santiago Colombatto chamou alguma coisa é mentiroso. É mentira. Eu sou testemunha, acredito no que o meu jogador disse, há testemunhas dentro do campo mas nem precisamos de testemunha. É mentira, ponto final".

Já Sérgio Conceição, que foi expulso durante os festejos do segundo golo do Porto, defendeu o capitão dos dragões: "Esse senhor veio e chamou mentiroso ao Pepe, disse que eu era mal-formado e mal-educado, mas pelos vistos quem é mal-formado e mal-educado é esse senhor, o tal treinador que disse que o jogo mais importante não era o jogo do FC Porto mas a final do Jamor. Cria expectativas muito altas e a desilusão é grande… Sobre o Pepe, confio plenamente nele e existem os áudios, possivelmente do árbitro que, depois, o Conselho de Arbitragem há-de ouvir e perceber, pois foi junto do árbitro que o atleta do Famalicão chamou o que chamou ao Pepe".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela