Secções
Entrar

Luís Filipe Vieira pede intervenção do Governo no futebol

05 de agosto de 2017 às 15:48

O presidente do Benfica pediu a intervenção do Estado e do Governo, com vista à criação de uma "entidade independente e credível"

O presidente do Benfica pediu hoje a intervenção do Estado e do Governo, com vista à criação de uma "entidade independente e credível" que regulamente áreas em que seja necessária independência total face aos clubes do futebol português.

Em discurso proferido durante o almoço oficial antes da Supertaça Cândido de Oliveira, que se disputa hoje entre o Benfica e o Vitória de Guimarães, Luís Filipe Vieira anunciou também a aposta na formação de uma equipa de futebol feminino.

"Impõe-se por isso, que talvez tenha chegado o momento das entidades oficiais, do Estado e do Governo chamarem a si, a procura do encontro de uma solução que permita, que seja uma entidade independente e credível a regulamentar e gerir as principais áreas que requerem independência e autonomia face aos diferentes competidores", disse o presidente do Benfica.

Para Luís Filipe Vieira, a nova entidade deverá ser capaz de "impor regras claras e transparentes", algo que, segundo o presidente benfiquista, não tem sido possível "porque existe quem tem pactuado com este conjunto de situações - pela sua inércia e incapacidade para reagir".

"A violência verbal, o clima de intimidação e ameaças, as suspeitas levantadas sobre todos os agentes desportivos, o absurdo de se ver um clube desprestigiar a principal competição nacional e de fazer pública exibição de informação supostamente roubada a outra sociedade desportiva - tudo isto é lamentável", denunciou.

Perante o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Fernando Gomes, o líder do clube lisboeta observou que "está à vista de todos quem tem alimentado este clima, para justificar a falta de resultados (...) numa escandalosa política de terra queimada de tudo denegrir".

Luís Filipe Vieira salientou a emergência do futebol feminino, como uma nova área em franca expansão, revelando que o Benfica está a estudar a criação de uma equipa, mas com a preocupação de não agir "de uma forma abrupta, meramente comprando títulos".

"Naturalmente, o Sport Lisboa e Benfica está muito atento a este crescimento. Iniciámos um rigoroso processo de estudo e análise sobre a eventual entrada do nosso clube no futebol feminino. Estamos a analisar e em breve anunciaremos o nosso modelo de adesão respeitando os princípios atrás referidos", anunciou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela