Secções
Entrar

Jogos Olímpicos de Paris 2024 vão ter breakdance

07 de dezembro de 2020 às 20:14

Após a reunião de hoje, Thomas Bach, presidente do COI, revelou também que surf, skateboard e escalada, que entram já no programa para Tóquio, no próximo verão, são reconduzidos para 2024.

O breakdance fará a sua estreia olímpica em Paris2024, decidiu o Comité Olímpico Internacional (COI), na reunião da sua comissão executiva, que teve lugar esta segunda-feira por videoconferência.

Após a reunião de hoje, Thomas Bach, presidente do COI, revelou também que surf, skateboard e escalada, que entram já no programa para Tóquio, no próximo verão, são reconduzidos para 2024.

A comissão executiva do COI fixou o programa definitivo para Paris2024, juntando estas quatro modalidades "adicionais" às 28 tradicionais, ao mesmo tempo que regulou três princípios basilares - a descida em 600 do número de atletas, para 10.500, os pódios descem de 339 para 329 e a paridade exata entre participantes homens e mulheres (o que acontecerá pela primeira vez na história dos Jogos).

O breakdance ganha a outros dois candidatos, o karaté (que estará em Tóquio em 2021) e o bilhar, confirmando a vontade do COI em modernizar o programa e procurar audiências mais jovens.

Com a escalada, o surf e o skateboard, trata-se de dar espaço a "disciplinas inclusivas, cativantes e que podem ser praticadas fora dos recintos desportivos tradicionais", explicou Thomas Bach.

Para acolher as novas modalidades e fazer descer o total de participantes, o COI teve de alterar o programa das modalidades 'permanentes', nomeadamente com mais provas mistas, que passam de 18 para 22. Isso vai acontecer sobretudo graças à vela.

Por outro lado, atinge-se pela primeira vez a paridade no atletismo, ciclismo e pugilismo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela