Secções
Entrar

Histórico: Portugal vence Estónia e está nos oitavos do EuroBasket

Lusa 03 de setembro de 2025 às 14:52

Vitória sofrida deu passagem histórica à equipa nacional.

A seleção portuguesa de basquetebol qualificou-se esta quarta-feira para os oitavos de final do Eurobasket2025, ao vencer a Estónia por 68-65, em encontro da quinta e última jornada do Grupo A, disputado na Xiaomi Arena, em Riga.
Portugal vence Estónia nos oitavos do EuroBasket EPA/TOMS KALNINS
Num embate que apurava o vencedor e eliminava o derrotado, a formação das ‘quinas’, que já tinha batido a República Checa (62-50) e perdido com Sérvia (69-80), Turquia (54-95) e Estónia (62-78), como os estónios, perdia ao intervalo por 32-27. A formação das ‘quinas’ vai terminar no quarto lugar do Grupo A, com sete pontos, e defrontar nos ‘oitavos’ o vencedor do Grupo B (Alemanha, Lituânia ou Finlândia), num embate marcado para sábado, em Riga, que será o palco de toda a fase a eliminar. Nas três anteriores participações em Europeus, Portugal caiu na fase de grupos em 1951 (acabou no 15.º lugar) e em 2011 (21.º, com cinco derrotas em cinco jogos), mas, pelo meio, em 2007, qualificou-se, para acabar em nono, eliminado na segunda fase. A 42.ª fase final do Europeu começou em 27 de agosto e termina em 14 de setembro, disputando-se em Riga (Letónia), Limassol (Chipre), Tampere (Finlândia) e Katowice.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela