Secções
Entrar

Futebolista Jude Bellingham distinguido como 'Golden Boy' de 2023

Lusa 17 de novembro de 2023 às 17:52

Portugal conta com dois futebolistas na galeria destes maiores talentos, com Renato Sanches, escolhido em 2016, e João Félix, em 2019.

O internacional inglês Jude Bellingham, de 20 anos, do Real Madrid, foi eleito 'Golden Boy', prémio anual do Tuttosport que distingue o maior talento entre os futebolistas abaixo dos 21 anos.

REUTERS/Albert Gea

Bellingham foi eleito com 485 pontos de um máximo de 500, numa votação em que recebeu 97% dos votos, a mesma percentagem obtida por Kylian Mbappé, quando foi distinguido com o mesmo prémio em 2017, mas então com apenas 30 jornalistas a votarem, menos 20 do que atualmente.

"Por isto, Jude Bellingham, com 13 golos em 13 jogos com a camisola 'blanca', é o rei dos reis do Golden Boy. Estratosfericamente galático. O Verstappen dos mais talentosos sub-21", escreve o jornal italiano.

O futebolista inglês sucede no prémio de Golden Boy a dois jogadores do FC Barcelona, os espanhóis Pedri e Gavi, o primeiro o mais votado em 2021 e o segundo no último ano, a seguir a Haaland, escolhido em 2020.

Portugal conta com dois futebolistas na galeria destes maiores talentos, com Renato Sanches, escolhido em 2016, e João Félix, em 2019.

António Silva e João Neves, ambos do Benfica, integravam a lista de candidatos ao prémio deste ano, bem como o marfinense Diomandé, defesa do Sporting.

Na mesma categoria de Bellingham, mas em femininos, a colombiana Linda Caicedo, também do Real Madrid, foi a mais votada para 'Golden Girl', distinção atribuída no feminino apenas desde 2018 e nas primeiras edições para jogadoras do futebol italiano.

O Tuttosport atribuiu também prémios para os melhores futebolistas acima dos 21 anos, em masculinos e femininos, com Haaland (Manchester City) e Aitana Bonmati (FC Barcelona), recentemente eleita Bola de Ouro, a serem os mais votados.

Em outra categoria, Lamine Yamal (FC Barcelona), de 16 anos, foi premiado como o 'Golden Boy mais jovem' e Giorgio Scalvini (Atalanta) como o maior talento sub-21 de Itália.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela