Secções
Entrar

FC Porto campeão: Oito repetem título de 2018, Pepe festeja 13 anos depois

15 de julho de 2020 às 23:46

O internacional português regressou a meio da temporada passada aos 'dragões', após 10 épocas no Real Madrid e uma e meia no Besiktas.

Oito futebolistas do FC Porto repetiram o título da I Liga portuguesa de 2017/18, com Pepe, o jogador mais titulado do plantel, a sagrar-se campeão pela terceira vez, 13 anos depois.

O internacional português regressou a meio da temporada passada aos 'dragões', após 10 épocas no Real Madrid e uma e meia no Besiktas, conquistando novamente o título que havia vencido em 2005/2006 e 2006/2007.

Com a saída de Iker Casillas, que não voltou a jogar após o enfarte sofrido em 2019, Pepe, de 37 anos, tornou-se o jogador com mais títulos do plantel, somando, entre outros, três Ligas espanholas e três Ligas dos Campeões pelos 'merengues', além de ter vencido o Europeu de 2016 e a Liga das Nações de 2019, ao serviço da seleção portuguesa.

Em relação ao plantel campeão em 2017/18, são oito os repetentes, os defesas Iván Marcano, que regressou ao FC Porto esta temporada, e Alex Telles, os médios Danilo, também campeão europeu por Portugal, Otávio, Corona e Sérgio Oliveira, e os avançados Aboubakar, Marega e Soares.

Vários jogadores sagraram-se pela primeira vez campeões em Portugal, mas já tinham saboreado títulos em outros países, como o guarda-redes Marchesín (México), o defesa Mbemba (Bélgica), o médio Matheus Uribe (México e Colômbia) e os avançados Luis Díaz (Colômbia) e Zé Luís (Rússia).

A aposta em jogadores jovens, vindos da formação, intensificou-se nos momentos finais da temporada, com sete dos campeões da UEFA Youth League a garantirem o seu primeiro título cetro: o guarda-redes Diogo Costa, os defesas Diogo Leite e Tomás Esteves, os médios Romário Baró, Vítor Ferreira e João Mário e os avançados Fábio Silva e Fábio Vieira.

Destes, apenas Diogo Leite tinha um título pela equipa sénior, a Supertaça de 2018, sendo que outros ainda poderão nas últimas jornadas juntar-se a este lote.

O defesa Wilson Manafá, o médio Loum e o avançado Nakajima conquistaram o primeiro título nacional das carreiras, assim como Bruno Costa, que se mudou para o Portimonense em janeiro, mas depois de dois jogos pelos 'dragões'.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela