Secções
Entrar

Etiópia quer "regresso como herói" de vice-campeão olímpico da maratona exilado

14 de agosto de 2018 às 17:18

Feyisa Lilesa recebeu uma carta assinada pela Federação de Atletismo da Etiópia. Na maratona olímpica, cortou a meta a cruzar os punhos, em protesto contra a violência sobre a sua etnia, os Oromos.

A Etiópia pediu esta terça-feira que o seu vice-campeão olímpico da maratona Feyisa Lilesa regresse ao país e desista do exílio de dois anos, prometendo-lhe mesmo que será "recebido como herói".

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O pedido é feito através de uma carta aberta ao atleta, segundo classificado no Rio2016, assinada pelo Comité Olímpico e pela Federação de Atletismo da Etiópia.

Lilesa, de 28 anos, vive no exílio nos Estados Unidos, em Flagstaff, no Arizona, uma decisão que assumiu em 2016. Na maratona olímpica, cortou a meta a cruzar simbolicamente os punhos, para protestar contra a repressão brutal sobre a sua etnia, os Oromos, maioritários no sul do país.

"O atleta Feyisa Lilesa conseguiu resultados muito bons no Rio de Janeiro e noutras competições, o que permitiu à bandeira da Etiópia subir muito alto. Queremos que Lilesa regresse ao seu país natal para retomar a carreira. No seu regresso, estamos prontos a recebê-lo como um herói", prossegue a carta do Comité Olímpico e da federação.

As fotografias do gesto simbólico de Lilesa estiveram em destaque na imprensa internacional e atraíram a atenção sobre certas operações brutais do governo contra manifestantes oromos.

A situação alterou-se e desde Abril que o primeiro-ministro da Etiópia é um oromo, facto inédito na história do país. Desde a chegada ao poder de Abiy Ahmed que foram tomadas medidas para apaziguar as tensões étnicas.

Abiy Ahmed libertou presos políticos e retirou a Frente de Libertação Oromo da lista de organizações terroristas, além de criticar a brutalidade das forças de segurança.

A proposta de regresso ainda não teve resposta por parte de Lilesa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela