Secções
Entrar

Empresário norte-americano John Textor chega a acordo para adquirir Botafogo

11 de janeiro de 2022 às 08:35

O homem, que em julho de 2021, celebrou um acordo com para a aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, investiu agora no clube recém-promovido à primeira divisão do Brasil, depois de se tornar coproprietário dos ingleses do Crystal Palace.

O empresário norte-americano John Textor, coproprietário dos ingleses do Crystal Palace, chegou hoje a acordo com o Botafogo para adquirir a maioria da sociedade anónima do futebol (SAF) do clube que foi promovido ao principal escalão do futebol brasileiro.

"O Presidente Durcesio Mello e o investidor John Textor assinaram, no início da tarde desta segunda-feira, o acordo vinculativo para transformação do Botafogo através de uma nova estrutura filiada por meio da SAF. Como rege o estatuto, o contrato segue para deliberação dos poderes do Clube em Sessão do Conselho Deliberativo, no dia 13 de janeiro, e em Assembleia Geral, no dia 14", escreveu o 'fogão', na página oficial na Internet.

Por sua vez, o presidente do Botafogo, Durcesio Mello, recorreu à rede social Twitter para manifestar a sua satisfação pelo marco histórico.

"É com grande satisfação que anunciamos esse marco histórico no Botafogo. Um clube da nossa grandeza terá um parceiro de altíssimo nível para investir e criar as condições que nos possibilitem retomar o protagonismo no futebol brasileiro e mundial", enalteceu o dirigente do conjunto carioca.

De acordo com a site brasileiro Globo Esporte, o magnata, de 56 anos, que adquiriu 18% das ações do 'eagles', em agosto de 2021, vai comprar 90% das ações do Botafogo.

No domingo, em entrevista à TV Globo, Textor referiu que o valor da transação é "confidencial", mas a imprensa local indica que o investimento será de 62 milhões de euros (ME) ao longo de sete anos.

"O clube quer uma garantia significativa ao longo de vários anos para o pagamento de salários, custos operacionais e investimentos, que são os três principais pilares do sucesso no terreno", explicou Textor, durante a entrevista.

Este acordo terá de ser validado durante esta semana pelo conselho de administração do clube e pela assembleia geral do Botafogo, campeão brasileiro em 1968 e 1995.

Em julho de 2021, o Benfica revelou que o empresário norte-americano celebrou um acordo com o português José António dos Santos, maior acionista individual da SAD 'encarnada', para aquisição de 25% do seu capital social.

Já depois das eleições do clube, vencidas por Rui Costa, John Textor chegou a reunir com dois vice-presidentes do clube 'encarnado', manifestando interesse em investir na SAD do Benfica.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela