Secções
Entrar

Dakar2018: Loeb vence quarta etapa nos carros, van Beveren novo líder nas motos

09 de janeiro de 2018 às 22:28

Nas motos, o dia ficou marcado pela desistência do campeão em título, Sam Sunderland (KTM), devido a um acidente.

O piloto francês Sebastien Loeb (Peugeot) venceu esta terça-feira a quarta etapa do 40º Rali Dakar, em San Juan de Marcona, com o compatriota Adrien van Beveren (Yamaha) a subir ao primeiro lugar nas motos.

1 de 4
Loeb
Foto: EPA/DAVID FERNANDEZ
Adrien van Beveren
Foto: EPA/David Fernández
Adrien van Beveren
Foto: EFE / David Fernández
Carlos Sainz
Foto: EFE / David Fernández

Loeb dominou a etapa dos carros, com 330 quilómetros cronometrados num circuito em San Juan de Marcona e com quase 100 quilómetros consecutivos em duna, terminando ao fim de 03:57.53 horas.

Stéphane Peterhansel (Peugeot) terminou no terceiro lugar, mas segurou a liderança da geral, num dia em que o português Carlos Sousa (Renault Duster) esteve em destaque, ao registar o 13º melhor tempo, a 01h00.22 do vencedor.

O resultado permite ao experiente piloto luso, a cumprir o 18º Dakar da carreira, subir ao 15º posto da geral, a 03h48.36 do líder. "Este foi o dia mais duro desde que partimos de Lima. Uma especial muito dura e difícil, tal como aprecio. (...) O Duster resistiu a tudo e o Pascal [Maimon, navegador] fez um excelente trabalho ao nível da navegação", explicou o português, em declarações à sua assessoria de imprensa.

No 11º lugar da etapa, ficou o catari Nasser Al-Attiyah (Toyota), vencedor em 2011 e 2015, depois de ter parado por duas vezes durante 20 minutos, terminando a 54.21 minutos de Loeb e caindo para o quarto lugar, atrás do francês e do espanhol Carlos Sainz, que fecha o pódio do trio da Peugeot.

Nas motos, o dia fica marcado pela desistência do campeão em título, o britânico Sam Sunderland (KTM), devido a um acidente que lhe provocou uma lesão traumática na zona lombar.

O abandono de Sunderland, que já liderava esta edição depois de vencer as primeira e terceira tiradas, deixou o caminho aberto para van Beveren, que venceu a etapa e subiu ao primeiro posto da geral, com o chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna), hoje quarto, no segundo posto, a 1.55 minutos.

O único português ainda em prova é Fausto Mota (Tesla-Tamega Rally), que caiu uma posição na geral, para 63.º.

Na quinta-feira, numa das mais longas etapas desta edição, os pilotos enfrentam 774 quilómetros ao todo, com 266 quilómetros cronometrados, entre San Juan de Marcona e Arequipa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela