Secções
Entrar

Cristiano Ronaldo é o sexto atleta mais influente do mundo. Simone Biles leva o “ouro”

Diogo Barreto 24 de agosto de 2021 às 16:02

O ranking dos 50 atletas mais influentes do mundo é liderado pela ginasta americana Simone Biles. Cristiano Ronaldo supera Messi e ocupa o sexto lugar da lista.

Quatro vezes vencedora da medalha de ouro olímpica, a ginasta americana Simone Biles leva agora o "ouro" ao ocupar o primeiro lugar da lista dos 50 atletas mais influentes do mundo divulgado pela SportsPro. O pódio é liderado apenas por mulheres, sendo o segundo lugar ocupado pela tenista japonesa Naomi Osaka e o terceiro pela futebolista americana Ashlyn Harris.

Cristiano Ronaldo

Portugal também marca presença na lista, com Cristiano Ronaldo a ser considerado o sexto atleta mais influente do mundo, com um score de influência de 174 pontos. Recorde-se que o avançado português foi a primeira pessoa do mundo a alcançar os 300 milhões de seguidores no Instagram, mas não é esse o único factor a ter em conta no ranking da SportsPro.

A compilação dos 50 atletas mais influentes do mundo, elaborada há mais de dez anos, não é aleatória. O processo tem como base um modelo estatístico analisado pela plataforma especializada em medição de audiências Zoomph e é apresentado pela Greenfly.

Foram analisados 7.000 atletas que estiveram ativos em 2021 em pelo menos três das quatro principais redes sociais - Facebook, Twitter, Instagram e TikTok - entre janeiro e julho de 2021. A definição de influência baseia-se em cinco factores: a frequência (número total de publicações), o alcance (número de seguidores), engajamento e taxa de interação com os fãs, demografia (percentagem do público feminino, Geração Z ou Millenials) e afinidades de consumo do público (percentagem de fãs com afinidade com música, artigos de luxo ou assuntos internacionais).

A pontuação final é baseada na força relativa entre as diferentes categorias em comparação direta com o conjunto geral de atletas analisados, tendo um valor máximo de 250 pontos. A Simone Biles, por exemplo, teve 183 pontos, enquanto Osaka somou 179 pontos, mais um ponto do que Harris.

A lista conta ainda com grandes nomes do futebol. O astro do futebol argentino Paulo Dybala supera Cristiano Ronaldo e ocupa o quinto lugar da tabela. No ano passado era Lionel Messi quem liderava a lista, mas este ano nem entra no top 10. O mesmo acontece com Neymar que desceu para o 31º lugar do ranking de influência.

"A lista da SportsPro mostra uma mudança na influência dos atletas que vai além do alcance e do engajamento. Os fãs querem conectar-se diretamente com eles nas redes sociais, independentemente da equipa ou clube. Quando os atletas são autênticos e honestos, são capazes de se conectar mais profundamente com os fãs e seguidores. É isso que as marcas devem procurar agora", afirma Tom Kuhr, diretor de marketing da Greenfly, citado pela SportsPro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela