Secções
Entrar

Champions: Campeão em título Manchester City volta a desafiar 'rei' Real Madrid

Lusa 15 de março de 2024 às 12:59

O sorteio ditou ainda um Arsenal-Bayern Munique, um Atlético de Madrid-Borussia Dortmund e um Paris Saint-Germain-FC Barcelona, ingleses e espanhóis vão reeditar as meias-finais das duas últimas edições da prova, com decisão em Inglaterra.

O campeão em título Manchester City, provavelmente a melhor equipa da atualidade, defronta o Real Madrid, 'rei' da prova, com 14 troféus, no duelo principal dos 'quartos' da Liga dos Campeões em futebol.

REUTERS/Denis Balibouse

Segundo o sorteio desta sexta-feira realizado em Nyon, na Suíça, que ditou ainda um Arsenal-Bayern Munique, um Atlético de Madrid-Borussia Dortmund e um Paris Saint-Germain-FC Barcelona, ingleses e espanhóis vão reeditar as meias-finais das duas últimas edições da prova, com decisão em Inglaterra.

Em 2021/22, o Manchester City venceu em casa por 4-3, depois de ter liderado por 2-0, 3-1 e 4-2, e acabou por 'cair' em Madrid, derrotado por 3-1, após prolongamento, no 'milagre' de Rodrygo, que 'bisou' aos 90 e 90+1 minutos, depois de Mahrez adiantar os ingleses no Bernabéu. Benzema decidiu de penálti, no tempo extra.

Na época passada, o 'onze' de Pep Guardiola conseguiu um empate 1-1 no Bernabéu, com De Bruyne a 'anular' o tento inicial de Vinícius, e 'vingou-se' no Etihad, ao golear os 'blancos' por 4-0, num embate em que Bernardo Silva 'bisou' na primeira parte.

O Manchester City 'atropelou' o Real Madrid e depois arrebatou em Istambul o seu primeiro título de campeão europeu, ao bater o Inter Milão por 1-0.

A formação tricampeã inglesa em título, que está nos 'quartos' pela sétima vez consecutiva, volta a ser favorita na eliminatória, perante um Real Madrid, campeão em 2021/22, que já tinha estado nesta fase nos últimos três anos.

O 'duelo' entre os ingleses, de Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes, e espanhóis encabeça o 'cartaz' e é o único duelo entre anteriores vencedores, já que as três equipas presentes nesta fase que nunca venceram a prova não se defrontam.

O Arsenal, finalista em 2005/06 e 'carrasco' do FC Porto nos 'oitavos' desta edição, vai medir forças com o Bayern Munique, que, na 22.ª presença nos 'quartos' na 'era Champions' (desde 1992/93), vai em busca do seu sétimo título, e primeiro desde 2019/20.

A formação bávara, a 10 pontos do Bayer Leverkusen na Bundesliga, aposta tudo na Liga dos Campeões, enquanto os 'gunners', de Fábio Vieira e Cédric Soares, estão muito focados na Premier League, que lideram, com os mesmos pontos do Liverpool e mais um do que o City.

Pela experiência na prova, e com a segunda mão em casa, a formação em que alinha o português Raphaël Guerreiro parte como favorita, sendo que, seguindo em frente, vai ter pela frente nas 'meias' o City ou o Real Madrid.

O outro lado do quadro, e do qual sairá forçosamente o outro finalista, é bem menos categorizado, e o Paris Saint-Germain, no ano de despedida de Kylian Mbappé, tem um boa oportunidade para repetir, quatro anos depois, a final de Lisboa.

A formação parisiense, que lidera destacada a Ligue 1, vai medir forçar nos 'quartos' com o FC Barcelona, num embate que reedita, pela mesma ordem, o célebre duelo de 2016/17, com os parisienses a ganharam por 4-0 em casa e a perderem por 6-1 fora.

No 'Barça', cinco vezes campeão europeu, ainda está o 'herói' desse duelo, o capitão Sergi Roberto, mas quase tudo o resto é diferente, numa equipa que tem feito uma campanha muito irregular.

Os parisienses, de Nuno Mendes, Danilo Pereira, Vitinha e Gonçalo Ramos, partem com ligeiro favoritismo, mas os catalães, de João Cancelo e João Félix, são imprevisíveis e têm potencial, sobretudo individual, para assustar qualquer adversário.

O duelo teoricamente menos empolgante é o que opõe o Atlético de Madrid, 'carrasco' do Inter Milão, ao Borussia Dortmund, equipas que não disputam os títulos nos respetivos países.

Os 'colchoneros', que já foram três vezes finalistas, a última em 2015/16, são quartos na La Liga, a 14 pontos do líder Real Madrid, enquanto o Dortmund, campeão europeu em 1996/97, também é quarto na Bundesliga, a 20 pontos do Bayer Leverkusen.

Os encontros dos 'quartos' disputam-se em abril, em 9 e 10 (primeira mão) e 16 e 17 (segunda), com as 'meias' em 30 de abril e 1 de maio (primeira) e 7 e 8 de maio (segunda). A final realiza-se em Wembley, em 1 de junho.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela