Secções
Entrar

Torreira celebra romaria do São Paio

29 de agosto de 2024 às 15:59

Praia do concelho da Murtosa recebe a maior e a mais afamadas das romarias da região da Ria de Aveiro

Uma das mais tradicionais festas populares está de regresso, a romaria de São Paio, uma das maiores romarias de Portugal, que acontece por volta do 8 de setembro e reúne, na praia da Torreira, no Concelho da Murtosa, milhares de pessoas, vindas um pouco de todo o país, para, em clima de festa, celebrarem o santo menino. Por altura da festa, o núcleo urbano da Torreira, onde residem habitualmente cerca de 3000 pessoas, acolhe diariamente mais de 75.000 romeiros.

1 de 4

O culto a São Paio está intimamente ligado à ria e as suas dinâmicas. Até à abertura definitiva da barra de Aveiro, em abril de 1808, que veio estabelecer uma ligação permanente entre a ria e o mar, as gentes da região sofriam as consequências do assoreamento cíclico das ligações temporárias, feitas pela própria natureza. Sem a saída purificadora para o mar, as águas da laguna estagnavam, trazendo a catástrofe das doenças, que dizimavam as populações e afetavam a economia da região.

Era a São Paio, santo advogado das "sezões" (febres) que as gentes marinhoas recorriam nestes tempos de aflição, uma devoção que foi ganhando tal popularidade que, depressa, o seu culto começou a crescer exponencialmente, alcançando uma dimensão sem paralelo.

Antes do estabelecimento das ligações terrestres, a ria era a grande autoestrada da região, ponto de contacto entre os vários territórios ribeirinhos, por onde tudo partia e chegava: o moliço, o junco, o sal, os produtos alimentares, os materiais de construção e, naturalmente, as pessoas.

Ao contrário de outras festas, o afluxo de gente ao São Paio fazia-se, quase exclusivamente, de barco, por ser este o meio mais cómodo e rápido para chegar à Torreira, incipientes que eram as acessibilidades por terra. Moliceiros, Mercantéis e Bateiras, alinhavam-se nas margens da ria, num espetáculo de dimensão e beleza incomparáveis. As regatas e as corridas de hoje lembram, precisamente, essas chegadas de barco.

O programa das festas de 2024, organizado pelo Município da Murtosa, exalta, como habitualmente, a identidade marinhoa e profunda ligação à Ria de Aveiro, nas tradicionais rusgas, corridas de chinchorros e de bateiras à vela e na majestosa Regata de Barcos Moliceiros. Já os destaques da animação musical vão para Paulo Gonzo, Virgul e Zé Amaro.

Os sempre aguardados espetáculos de pirotecnia acontecem de 6 para 7 (Fogo do Mar) e 7 para 8 (Fogo da Ria).

Antecedendo os dias da romaria, o Largo da Varina recebe, no dia 31 de agosto, pelas 22H00, o "São Paio à Vista!", especialmente dedicado à faixa etária mais jovem, com concertos de Iolanda e Perpétua. Todos os eventos têm entrada livre. Mais informação em www.cm-murtosa.pt.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela