Secções
Entrar

Águas do Algarve continua a dar passos no acesso a água potável à zona mais sotavento do Algarve e Alentejo

03 de fevereiro de 2025 às 10:38

.

Na progressão da implementação da Submedida 5 - Reforço do Abastecimento de Água ao Algarve através da Solução da Tomada de Água do Pomarão, medida inequivocamente vital para assegurar o fornecimento de água na região do Algarve, desiderato ao qual subjazem razões inegáveis de interesse público, foi verificada em sede de Avaliação de Impacte Ambiental da qual resultou a Declaração de Impacte Ambiental (DIA), entre outras medidas compensatórias, para apresentação em Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) a Medida de Compensação n.º 114 - Proposta de soluções definitivas de acesso a água para consumo humano às populações da área envolvente ao projeto (designadamente Mesquita), em  articulação com  o Município e as Águas Públicas do Alentejo.

Ciente da importância da concretização desta medida, a Águas do Algarve, S.A.  iniciou os contactos com o Município de Mértola e a empresa Águas Públicas do Alentejo, S.A. (AgdA), tendo sido firmado entre as entidades envolvidas um Protocolo tripartido de Colaboração Técnica, no dia 2024/12/15, tendo o mesmo merecido a homologação da Exma. Senhora Ministra do Ambiente e da Energia, como veiculado na comunicação social.

Desde então, a Águas do Algarve, S.A. continuou a dar passos significativos para que este investimento fique concluído tão breve quanto possível, sendo que no passado dia 2025/01/29 procedeu à adjudicação da prestação de serviços para elaboração do projeto de execução para abastecimento de água à Mesquita e a Espírito Santo, localidades do concelho de Mértola. Este último investimento ascende a um valor global de 1,5 milhões de euros.

 

Em paralelo, também serão lançados no 2.ºsemestre de 2025, os concursos públicos para o Reforço de abastecimento de água ao concelho de Alcoutim e o abastecimento de água ao Cerro do Enho, este último localizado no concelho de Castro Marim, perfazendo um investimento total de cerca de 6,7 milhões de euros.

Neste sentido, a Águas do Algarve, S.A. continuará a reunir esforços para que o Sistema Multimunicipal gerido, fique dotado para o fornecimento de água em quantidade e qualidade a toda a zona mais Sotavento do Algarve, acrescido da disponibilização e abastecimento de água à parte Sudeste do Alentejo, da responsabilidade do Município de Mértola, investimento da ordem de 8,2 milhões de euros.

 

Teresa Fernandes

Porta-Voz da Águas do Algarve

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela