Sábado – Pense por si

Portugal de regresso ao mar

Dulce Garcia
Dulce Garcia 17 de março de 2017 às 07:00

O futuro está nos oceanos. A SÁBADO preparou para si uma edição especial sobre o mar e a importância que ele tem para Portugal e para o mundo

"Quando morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto do mar." Como pode uma frase tão pequena causar tão grande impacto? Foi escrita por Sophia de Mello Breyner, uma das maiores poetisas portuguesas, e está inscrita numa parede do Oceanário de Lisboa, que o ano passado voltou a bater um recorde de visitas: mais de 1,265 milhões.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.