Sábado – Pense por si

Número de infectados com Legionella sobe para 45

11 de novembro de 2017 às 19:09
As mais lidas

Novo relatório da Direcção-Geral de Saúde confirma que há mais casos no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa.

Desde 31 de Outubro de 2017 que se registam 45 casos confirmados com o surto da Legionella. De acordo com o boletim da Direcção Geral de Saúde, actualizado este sábado, 26 estão actualmente internados em enfermaria e 7 pessoas encontram-se em Unidades de Cuidados Intensivos. Oito já tiveram alta clínica. 

Lembre-se que o surtode Legionella detectado no hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, já matou quatro pessoas.

A Entidade Reguladora da Saúde decidiu abrir um processo de avaliação para averiguar o que se passou no Hospital São Francisco Xavier, considerado o foco do referido surto. Deste processo por resultar o arquivamento do caso ou a abertura de um inquérito. 

A doença dos legionários é uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infecção, podendo ir até 10 dias.

A infecção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infecção tem tratamento efectivo.





Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.