Secções
Entrar

Gripe: Epidemia de baixa intensidade e com tendência estável

01 de fevereiro de 2018 às 20:30

Na semana passada, a directora-geral da Saúde já dava conta de que os valores sobre a gripe indicavam que o pico já poderia ter sido atingido.

A actividade gripal em Portugal é considerada de "baixa intensidade" com tendência estável, segundo o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe do Instituto Ricardo Jorge.

No documento divulgado esta quinta-feira, relativo à última semana, indica-se que a taxa de incidência gripal foi de 48,7 por 100 mil habitantes, quando no boletim divulgado a 25 de Janeiro a taxa era de 58,4.

Na última semana de Janeiro, de acordo com o Boletim, continuaram a ser detectados vírus do tipo B (78% dos casos) e dos subtipos A(H3) e A(H1).

Nas 27 unidades de cuidados intensivos que enviaram informação foram reportados 14 casos de gripe (13 na semana passada).

Na semana passada a directora-geral da Saúde já dava conta de que os valores sobre a gripe indicavam que o pico já poderia ter sido atingido.

Num comunicado também divulgado esta quinta-feira a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, diz que a atividade gripal se mantém em níveis epidémicos, mas com baixa intensidade e tendência decrescente.

"Nos cuidados de saúde hospitalares, verificou-se uma estabilidade na procura dos serviços de urgência nesta semana. A proporção de casos com diagnóstico de síndrome gripal mantém-se inferior a 3%", diz-se no comunicado, no qual se afirma também que entre os dias 22 e 28 de Janeiro foram internados nos cuidados intensivos 14 doentes, representando 4,5% do total os doentes em cuidados intensivos.

Nos cuidados de saúde primários o número e a proporção de consultas por síndrome gripal "mostram uma tendência decrescente em todo o país", tendo havido também menos casos de atendimentos por gripe na linha SNS24 e menos accionamentos registados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.

"De salientar ainda que, de acordo com o Sistema de Vigilância Diária da Mortalidade, entre a semana 52 de 2017 (última semana epidemiológica do ano) e o final da semana 4 de 2018 verificaram-se 13.915 óbitos por todas as causas em Portugal, estimando-se uma sobre mortalidade por todas as causas, em relação à linha de base, de cerca de 1.600 óbitos. Verifica-se uma tendência decrescente da sobre mortalidade nas 2 últimas semanas", diz-se no comunicado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela