Secções
Entrar

Espanha: primeiro caso de microcefalia devido a Zika

06 de maio de 2016 às 11:50

Informação foi anunciada pelas autoridades de saúde. 105 pessoas foram infectadas: foram todos "casos importados"

As autoridades de saúde espanholas anunciaram na quinta-feira à noite terem detectado o primeiro caso conhecido de microcefalia no feto de uma mulher grávida infectada com o vírus Zika.

"Uma mulher grávida estava infectada com Zika e dengue e o feto mostrava várias malformações", disse, em comunicado, a autoridade para a saúde da região da Catalunha.

Este é o primeiro caso de microcefalia relacionada com o Zika em Espanha.

Um total de 105 pessoas foram infectadas pelo vírus em Espanha, transmitido por mosquitos, de acordo com estatísticas oficiais de 3 de Maio.

Segundo autoridades espanholas, todos os casos de infecção - incluindo 13 grávidas -- são "casos importados", detectados em pessoas que "ou são ou estiveram em países afectados" da América Latina.

Este surto de Zika começou no início de 2015 no Brasil, onde 1,5 milhões de infecções foram registadas. Desde então, a epidemia espalhou-se para vários outros países no continente americano.

Cientistas acreditam que o vírus pode ser responsável pelo aumento do número de bebés que nascem com microcefalia, uma malformação em que as crianças nascem com cabeças demasiado pequenas e, por vezes, com danos cerebrais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela