Secções
Entrar

Epidemia de peste bubónica mata em Madagáscar

03 de outubro de 2017 às 15:29

A Organização Mundial da Saúde disse hoje estar muito preocupada que a epidemia de peste em Madagáscar se espalhe por todo o país, embora o nível de risco se mantenha baixo a nível internacional

A Organização Mundial da Saúde disse hoje estar muito preocupada que a epidemia de peste em Madagáscar se espalhe por todo o país, embora o nível de risco se mantenha moderado a nível regional e baixo a nível internacional.

"O risco de propagação é elevado a nível nacional, moderado a nível regional, devido aos voos frequentes para as ilhas vizinhas do Oceano Índico, e baixo a nível internacional", disse numa conferência de imprensa em Genebra o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier.

De acordo com a OMS, a praga reaparece todos os anos em Madagáscar, entre Setembro e Abril, e no início da temporada deste ano já afecta as áreas urbanas do país desde Agosto.

"Contrariamente às epidemias anteriores, esta afecta as grandes áreas urbanas, incluindo a capital e as cidades portuárias", o que aumenta o risco de transmissão, afirmou Christian Lindmeier.

Segundo o porta-voz, esta forma de praga é "altamente transmissível" e pode "causar a morte na ausência de tratamento".

A epidemia deste ano já provocou uma morte, a 28 de Agosto. A vítima contraiu a doença em Ankazobe e morreu num táxi em Moramanga.

De acordo com um balanço da OMS, entre 1 de Agosto e 1 de Outubro foram registadas 24 mortes e 133 casos. Das vítimas mortais, 17 são casos de peste pulmonar e sete correspondem a peste bubónica.

Por ano, em Madagáscar são geralmente registados 400 casos, principalmente de peste bubónica.

A OMS não aplicou restrições a viagens ou ao comércio com Madagáscar, uma vez que o risco de propagação a nível internacional é baixo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela