Secções
Entrar

Doenças modernas podem resultar de genes dos neandertais

12 de fevereiro de 2016 às 18:11

A revista científica Science publicou um estudo que revela evidências do ADN Neandertal escondido no nosso ADN poder aumentar o risco de alergias e depressões

Um estudo divulgado pela revista científicaSciencemostra evidências de uma "subtil mas significativa" ligação entre o ADN do Homem Neandertal e doenças modernas, como a depressão, coágulos sanguíneos e ataques cardíacos.

"A nossa principal conclusão é que o ADN do Homem Neandertal influencia realmente os traços clínicos nos humanos modernos", lê-se no artigo que pode ler napáginada revista.

"Descobrimos associações entre o ADN e um vasto leque de traços em doenças imunológicas, dermatológicas, neurológicas, psiquiátricas e reprodutivas", acrescenta o estudo.

Já em 2010 os cientistas tinham encontrado nos europeus uma percentagem de traços dos neandertais que podia chegar a 4%, acrescentando agora que o o ADN do homem moderno contém variantes de 135 mil genes que foram passados dos neandertais, que desapareceram há cerca de 30 mil anos.

O estudo mostra ainda que estas variantes estão ligadas a um aumento do risco de contrair 12 doenças, incluindo depressão e ataques de coração.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela