Secções
Entrar

Dinossauros também tinham cancro, revela estudo

06 de agosto de 2020 às 16:25

Recentes exames revelaram que um volume, do tamanho de uma maçã, num osso de uma pata de um Centrossauro é um tumor maligno.

Cientistas canadianos descobriram o primeiro caso de cancro num dinossauro, refere um estudo hoje citado pela agência noticiosa AFP, assinalando que se trata de um cancro ósseo.

Recentes exames, ao microscópio e com tecnologias avançadas como a tomografia computorizada de alta resolução, revelaram que um volume, do tamanho de uma maçã, num osso de uma pata de um Centrossauro é um tumor maligno.

Os investigadores pensavam que o osso, deformado, tinha sofrido uma fratura que sarara.

O fóssil foi descoberto pelos paleontólogos em 1989 na província canadiana de Alberta.

No estudo, publicado na revista médica The Lancet Oncology, os autores sugerem que o tumor do dinossauro, um herbívoro quadrúpede com chifre que viveu há 76 a 77 milhões de anos, gerou metástases (cancro disseminado noutras partes do corpo).

Apesar de ter um cancro ósseo, semelhante ao osteossarcoma humano, os especialistas pensam que o dinossauro adulto terá morrido devido a uma catástrofe, como uma inundação, uma vez que o osso da pata foi encontrado entre uma centena de ossadas que pertenciam à mesma manada.

Para os especialistas, a associação entre as doenças humanas e do passado pode ajudar a compreender melhor a evolução e a genética de várias patologias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela