Secções
Entrar

Criada plataforma “revolucionária para vigilância” da gripe

26 de janeiro de 2018 às 23:00

Ideia do Instituto Ricardo Jorge consiste num sistema online que vai permitir analisar o genoma completo do vírus da gripe.

O Instituto Ricardo Jorge desenvolveu uma plataforma ‘online’ que vai permitir analisar o genoma completo do vírus da gripe, tecnologia que vai ser decisiva para aumentar o conhecimento na prevenção e controlo da doença, foi esta sexta-feira anunciado.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge adianta que se trata da "primeira plataforma ‘online’ a nível mundial e de livre acesso" que "vai revolucionar a vigilância da gripe".

Segundo aquele organismo, qualquer laboratório do mundo pode ter acesso a esta plataforma bioinformática, denominada INSaFLu, que vai permitir "analisar o genoma completo do vírus da gripe, o que será decisivo para o aumento do conhecimento e inovação em áreas fundamentais para a prevenção e controlo desta doença".

Os investigadores do Instituto Ricardo Jorge responsáveis pelo desenvolvimento deste projeto consideram que a nova plataforma será decisiva, por exemplo, para "o melhor ‘design’ das vacinas antigripais".

"A contribuição para a identificação dos mecanismos genéticos responsáveis pela resistência a fármacos antivirais, assim como para a melhor compreensão da capacidade de transmissão e virulência do vírus influenza são outras mais-valias desta ferramenta inovadora", sublinha o instituto.

No comunicado, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma, Vítor Borges, refere que "a plataforma INSaFLU permite que, de uma forma simples, a vigilância da gripe possa ser realizada com base na análise da totalidade do genoma".

Segundo o investigador, "um dos principais obstáculos à análise dos dados da sequenciação total do genoma prende-se com a necessidade de aplicar métodos complexos de bioinformática, os quais requerem um ‘expertise’ especializado não disponível na maior parte dos laboratórios a nível mundial".

Para colmatar esta lacuna, frisa o Instituto Ricardo Jorge, foi desenvolvida "esta nova ferramenta que, apesar da complexidade inerente à sua construção e implementação, é acessível a qualquer microbiologista sem conhecimentos avançados em bioinformática".

O Instituto Ricardo Jorge indica ainda que esta plataforma ‘online’ "é de fácil utilização para a integração da análise total do genoma do vírus ‘influenza’ na vigilância da gripe, obedecendo às recomendações das autoridades de saúde mundiais, no sentido de levar a cabo esta revolução tecnológica para o estudo da gripe".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela