Secções
Entrar

Covid-19: Médicos do Centro avaliam contexto epidemiológico nas crianças e jovens

25 de setembro de 2020 às 14:10

Carlos Cortes explicou que é necessário perceber "quais são as dificuldades, o que está a acontecer, os pontos mais fracos, porque há diferenças dentro da mesma região e preocupações que são diferentes entre cada um dos hospitais".

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) vai efetuar um levantamento dos problemas na assistência médica às crianças e jovens e sistematizar os procedimentos e as melhores práticas na resposta à angústia das famílias.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, explicou que é necessário perceber "quais são as dificuldades, o que está a acontecer, os pontos mais fracos, porque há diferenças dentro da mesma região e preocupações que são diferentes entre cada um dos hospitais".

"Há questões que nos têm levantado e que também nos estão a preocupar e que têm a ver com o encaminhamento das crianças para os serviços de urgência e para os centros de saúde, porque nós vamos entrar num período muito complicado", salientou o responsável.

O presidente da SRCOM adiantou que, dentro de pouco tempo, vai também ser produzido "um manual de orientação para crianças e pais, para saberem aplicar todas as precauções, os procedimentos que são necessários para os seus filhos no ambiente escolar, mas também no ambiente familiar e na deslocação para a escola".

Segundo Carlos Cortes, "há ainda questões que não estão clarificadas na comunidade escolar".

"Estamos a fazer um levantamento dos problemas para encaminhar para a Administração Regional de Saúde do Centro, ministério da Saúde e Direção-Geral da Saúde, dando o nosso contributo", afirmou o dirigente, acrescentando que a SRCOM irá também efetuar as "intervenções que forem necessárias para que os problemas e as dificuldades sejam ultrapassadas".

"Temos de estar preparados para todos os cenários, antecipando todas as dificuldades e respondendo a todos os desafios. As nossas crianças e jovens merecem a nossa atenção redobrada, neste contexto tão exigente e complexo", conclui.

O responsável pela SRCOM sublinha que a pediatria vai ser uma área em que a Ordem dos Médicos "vai andar muito em cima do que está a acontecer, no sentido de acompanhar e fazer as intervenções que sejam adequadas para que se possa ultrapassar com êxito este momento difícil".

Para analisar e avaliar estas questões, a SRCOM reúne hoje, a partir das 17:00, por videoconferência, com todos os diretores de serviço de Pediatria da região e os responsáveis do Colégio de Especialidade de Pediatria da Ordem dos Médicos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela