Sábado – Pense por si

C-Studio

Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Um hotel que se distingue pela experiência sustentável

O Neya Porto Hotel foi distinguido em 2023 pelo SME Enterprize, uma iniciativa de sustentabilidade para PME do Grupo Generali. Dos painéis solares ao projeto "Quarto Solidário" e ao respeito pelo ambiente, a sustentabilidade é um desígnio do Grupo Neya Hotels

29 agosto 2024 10:00

A distinção pelo SME EnterPRIZE - Prémio Europeu de Sustentabilidade PME, da Generali Tranquilidade, em 2023, foi, para o Grupo NEYA Hotels, um passo importante no caminho para a sustentabilidade, que começou logo na génese dos hotéis. Em 2008, quando o grupo familiar decidiu investir na hotelaria, ficou definido que as unidades a construir se iriam distinguir e afirmar no mercado por serem ecossustentáveis e cumprirem os critérios ESG (Ambiental, Social e Governação).

Primeiro em Lisboa, em 2011, e depois no Porto, em 2020, surgiram assim dois hotéis com um forte conceito e práticas pioneiras de sustentabilidade no setor hoteleiro nacional, ambos com interiores amigos do ambiente e com projetos de responsabilidade social. E foi a unidade do Porto que foi distinguida na segunda edição do Prémio Europeu de Sustentabilidade. Missão cumprida? "Certamente não. É uma jornada que não terminou e em que continuamos a fazer progressos, não somente na dimensão ambiental, mas também social e de governação", esclarece Pedro Teixeira, diretor de Sustentabilidade do NEYA Hotels.

CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS

E que progressos são esses, que tiveram lugar já depois da distinção dos hotéis NEYA pela Generali Tranquilidade? "Em primeiro lugar, continuamos a reforçar o nosso investimento nesta área. Por exemplo, temos agora uma equipa de quatro pessoas dedicadas à sustentabilidade, o que é significativo num pequeno grupo como o nosso", refere Pedro Teixeira. Mas foram dados mais passos: "Renovámos as nossas certificações ambientais, a que juntámos novas certificações, como a Green Key, a Biosphere, a Carbono Zero, e estamos a certificar para o ISO 9001 e 14001."

A orientação estratégica para a sustentabilidade revela-se também na operação do dia a dia. "No último ano temos evoluído em todos os indicadores ambientais: na redução dos consumos, das emissões, e dos resíduos, e nos indicadores de reciclagem, entre outros", salienta o diretor de Sustentabilidade do NEYA Hotels. Em termos de emissões, "somos carbono zero através da compensação das emissões, em que contribuímos para um extenso projeto de reflorestação com espécies autóctones, na zona da Covilhã".

Uma realidade que pode ser confirmada nos Relatórios ESG produzidos pelo grupo, "apesar de não serem obrigatórios para empresas com a nossa dimensão", nota o responsável.

O PROJETO "QUARTO SOLIDÁRIO"

Na dimensão de governanção e social, o NEYA Hotels, para além de levar muito a sério as suas obrigações de reporte, leva a cabo diversas iniciativas de responsabilidade social e voluntariado, de que merece particular destaque a iniciativa "quarto solidário", com a cedência de quartos a famílias carenciadas que acompanham crianças em tratamento nos hospitais de São João, no Porto, e no Dona Estefânia, em Lisboa.

"A nossa posição é de grande abertura e envolvimento com a comunidade", garante Pedro Teixeira. Os hotéis NEYA não só estão abertos a visitas de escolas e universidades, propondo-se como exemplo de boas-práticas de sustentabilidade, como promovem ações de voluntariado, de que são exemplos recentes a colaboração com o Banco Alimentar e a limpeza do Parque Biológico de Gaia.

MERCADO PEDE SUSTENTABILIDADE

Mas será esta jornada para a sustentabilidade boa para o negócio? Pedro Teixeira não tem dúvidas: "O mercado tem vindo a dar cada vez mais razão à nossa aposta. Cada vez mais pessoas, e sobretudo organizações, estão a escolher os nossos hotéis pela nossa credibilidade e pelas garantias que damos de sustentabilidade."

No dia a dia "verificamos que os hóspedes têm uma perceção positiva do que lhes é comunicado e do que é visível em termos de sustentabilidade", afirma o diretor. "Seja a nossa oferta de bicicletas para passeios, seja a separação dos resíduos nos quartos, ou a prioridade dada aos produtos locais. São detalhes que corporizam a nossa aposta e que fidelizam o hóspede que valoriza a sustentabilidade nas deslocações", conclui.