A Universidade Portucalense (UPT) apresenta trunfos adicionais no próximo ano letivo, aumentando a sua atratividade para os candidatos. Ao nível da formação conferente de grau, a oferta ganha novos mestrados em: Engenharia Informática e Computação, Inovação em Educação e Direito Transnacional. "Estes mestrados, não só acrescentam à oferta existente na Universidade Portucalense como também apresentam uma diferenciação relativamente ao mercado do ensino superior a norte", explica Elizabeth Real, vice-reitora da UPT.
Na vertente executiva, a Portucalense Business School (PortucalenseBS) afirmou-se no último ano com o objetivo de preparar os profissionais para os desafios do mundo empresarial e ajudar as empresas a tornarem-se mais competitivas. "Face às constantes mudanças do mercado e dos consumidores, a formação executiva tornou-se essencial porque permite dotar os profissionais de competências técnicas e pessoais que terão um impacto direto no sucesso das organizações", justifica Elizabeth Real.
A PortucalenseBS tem oferta em seis áreas de conhecimento: Arquitetura e Urbanismo; Ciência e Tecnologia; Direito; Economia e Gestão; Psicologia e Educação; e Turismo Património e Cultura, o que garante a criação de sinergias e a oferta de formação interdisciplinar completa, em diversos formatos e duração. De destacar o MBA Executivo, que tem uma parceria com uma business school de referência internacional na área da Inovação aplicada à Gestão e que conta com a tripla certificação ACSB, AMBA e EQUIS. Esta parceria integra uma semana em Paris, que permitirá aos participantes a realização de um período imersivo numa business school, com acesso a aulas e visitas a empresas.
A PortucalenseBS dispõe também de uma oferta desenhada e personalizada consoante as necessidades específicas e o ADN de cada empresa. Os programas para executivos têm diferentes formatos: presenciais, híbridos ou online, e diferentes níveis de profundidade.
O campus da UPT é amplo e moderno e está inserido no polo universitário da Asprela, um dos maiores da Europa, constituído por várias instituições de ensino superior e reconhecido pelo elevado grau de inovação tecnológica. Dispõe de boas infraestruturas e goza de fácil acessibilidade.
A par da componente física, a UPT dedica particular atenção ao bem-estar e ao sucesso dos estudantes. O compromisso traduz-se no lançamento recente de dois projetos destinados a fornecer apoio abrangente e soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos alunos. "Estamos confiantes de que irão contribuir significativamente para um ambiente de aprendizagem mais saudável, inclusivo e propício ao desenvolvimento pessoal e académico", afirma a vice-reitora da UPT.
Saúde Mental
O projeto "Acessibilidade, Cooperação e Conexões para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior" compreende estratégias de promoção, prevenção e intervenção para a saúde mental dos estudantes, garantindo intervenções preventivas personalizadas e adaptadas a necessidades específicas dos alunos da UPT. Também oferece apoio remediativo para quem enfrenta problemas de saúde mental mais graves. O segundo projeto, denominado "+Sucesso@UPortucalense", visa a integração académica dos novos estudantes e a redução do abandono no 1º ano. Articulam-se ambos com o Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior e o Programa Impulso Mais Digital.
"Estes projetos visam sem dúvida preparar os profissionais do futuro para além das competências técnicas e científicas numa visão mais humanizada com foco na gestão dos desafios emocionais e sociais promovendo a resiliência", salienta Elizabeth Real.
6
Departamentos: Arquitetura e Multimédia; Economia e Gestão; Psicologia e Educação; Ciência e Tecnologia; Direito; Turismo, Património e Cultura
+ 50
cursos
Cerca de 4.000
alunos